Seguidores

4 de set. de 2010

Lições Bíblicas


O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO

Lição 10 - 05 de setembro de 2010

Texto Áureo: Efésios 3.5 O qual noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, te sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.

OS MISTÉRIOS DE DEUS SÃO REVELADOS A SEU TEMPO

1. O ESPÍRITO SANTO É O GRANDE AGENTE DAS REVELAÇÕES

* A sabedoria humana não pode produzir estes mistérios - I Coríntios 2:9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. - Mateus 13.11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

* Os mistérios divinos se produz pela iluminação espiritual - I Coríntios 2:10a.. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; - Efésios 3.8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,

* A revelação do sobrenatural é produzida pelo Espírito - I Coríntios 2.10b..porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. - Lucas 12.12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

2. OS APÓSTOLOS FORAM OS RECEPTORES DAS REVELAÇÕES

* A autoridade apostólica era marcada pela sabedoria mística - I Coríntios 2:11..Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? - I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

* A autoridade apostólica era legítima pela sabedoria divina - I Coríntios 2.11b..Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. - 2 Coríntios 1.12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.

* A autoridade apostólica era aceita pela sabedoria revelada - I Coríntios 2:12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. - I Coríntos 1.21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

3. OS PROFETAS DIDATICAMENTE TRANSMITEM AS REVELAÇÕES

* Na didática profética não pode conter o pensar humano - I Coríntios 2:13a.. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, - 2 Pedro 1.20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

* Na didática profética deve haver conhecimento divino - I Coríntios 2.13b..mas ensinadas pelo Espírito, - 2 Pedro 1.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

* Na didática profética tudo deve estar a luz da palavra - I Coríntios 2.13c..conferindo coisas espirituais com espirituais. - Tiago 1.7 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário: