Seguidores

5 de fev. de 2013

Lição 6 - 10 de Fevereiro de 2013 - A VIÚVA DE SAREPTA

Lição 6 - 10 de Fevereiro de 2013     Com vídeo do comentarista 
                               
                                   A VIÚVA DE SAREPTA

VÍDEO DO COMENTARISTA DA LIÇÃO




Fonte: CPAD



Artigo nº 01

LIÇÃO 6     A VIÚVA DE SAREPTA

INTRODUÇÃO

I – UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA
II – UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS
III – O PODER DA PALAVRA DE DEUS
IV – O PODER DA ORAÇÃO

CONCLUSÃO


VIÚVA

A Bíblia apresenta a viúva como uma pessoa necessitada em termos de proteção e sustento, e que deve ser honrada e respeitada. Desse modo, a cidade de Jerusalém, destruída, é apresentada como uma viúva. “Como se acha solitária aquela cidade... Tornou-se como viúva...” (Lm 1.1).
Sob a lei mosaica, o cuidado para com a viúva era considerado uma responsabilidade dos parentes, e era um dos deveres atribuídos ao filho mais velho, que recebia a primogenitura. Com relação a viúva casar-se outra vez, se não tivesse filhos, esperava-se que ela se casasse com o irmão ou com um parente próximo do seu falecido marido (Dt 25.5). Se alguém prejudicasse uma viúva ou um órfão, e esta pessoa, aflita, clamasse ao Senhor, Ele enviaria uma vingança rápida (Êx 22.22-24; Sl 146.9).
Na igreja cristã primitiva, o cuidado pelas viúvas recebeu uma pronta atenção quando “houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano” (At 6.1). Sete diáconos foram escolhidos para cuidar desse importante assunto. Depois disso, uma atenção especial foi demonstrada no cuidado das viúvas: ‘Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel’(1 Tm 5.8).

Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.2021. 

=======================================================================

 Artigo nº 02


A VIÚVA DE SAREPTALição 6 - 10 de Fevereiro de 2013
Texto Áureo: Lucas 4.25,26 ''Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepte de Sidom, a uma mulher viúval.
Leitura Bíblica em Classe: I Reis 17.8-16

I Reis 17.8 Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
I Reis 17.9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
I Reis 17.10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
I Reis 17.11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
I Reis 17.12 Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
I Reis 17.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
I Reis 17.14 Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
I Reis 17.15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
I Reis 17.16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.


Obs: O esboço do texto acima será publicado na semana correspondente a lição.

O Esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.

Fonte: Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação: www.jorgenilson.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, que Deus os iluminem cada dia mais , dando-lhes sabedoria, entendimento de sua Palavra.Parabéns à todos pelo belíssimo trabalho efetuado.