Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
Título: Dons Espirituais e Ministeriais —
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Lição 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião
Data: 15 de Junho de 2014
TEXTO ÁUREO
“Por esta causa te deixei em Creta, para que
pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade,
estabelecesses presbíteros [...]” (Tt 1.5).
VERDADE PRÁTICA
O presbitério deve ser constituído
por pessoas idôneas para auxiliar na administração da igreja local.
HINOS SUGERIDOS
151, 344, 516.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Tt 1.5
O estabelecimento dos Presbíteros
Terça - Tg 5.14
Homens espirituais
Quarta - 1Tm 4.14
A ação do presbitério
Quinta - 1Pe 5.1,2
Presbíteros apascentadores
Sexta - 1Pe 5.3
Como exemplo do rebanho
Sábado - Tt 1.5,7
Bispo — Outro nome para presbítero
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
Tito 1.5-7; 1 Pedro 5.1-4.
Tito 1
5 - Por esta causa te deixei em
Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade
em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 - aquele que for
irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam
ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 - Porque convém que o bispo
seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem
iracundo, nem dado ao vinho, nem espanca dor, nem cobiçoso de torpe ganância;
1 Pedro 5
1 - Aos presbíteros que estão
entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das
aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 - apascentai o rebanho de Deus
que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem
por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 - nem como tendo domínio sobre
a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 - E, quando aparecer o Sumo
Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.
INTERAÇÃO
A
igreja local é o Corpo Invisível de Cristo num tempo e num espaço. Ela é
constituída por distintos seres humanos. Por isso, é preciso haver uma
liderança que a norteie, a oriente e a administre com sabedoria. Então, aprouve
ao Senhor levantar obreiros para dela cuidar. A igreja local jamais pode ser
administrada por um único líder. Apesar da importância do pastor titular, este
deve contar com um grupo de obreiros aptos a ensinar e a administrar a igreja
local: o presbitério. O nosso Pai levantou presbíteros, homens honrados, de boa
índole e idôneos, para junto do pastor titular, cuidar e zelar do rebanho do
Senhor.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar
apto a:
·
Conceituar o termo e a função do
presbítero.
·
Valorizar o ministério do presbítero.
·
Apontar os deveres dos presbíteros.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Caro professor, para concluir o
assunto do primeiro tópico, sobre a função do presbítero, reproduza o quadro
abaixo conforme as suas possibilidades. Peça aos alunos para discutirem as
funções do presbítero apresentadas no quadro, preenchendo os espaços vazios.
Conclua afirmando que a função de um
presbítero, em primeiro lugar, é pastoral. Isto implica múltiplas ações e zelo
com a igreja local instituída pelo Senhor numa região. Ao final da aula,
juntamente com os alunos, interceda pelo presbitério de sua igreja local.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Presbítero: Ancião. Pessoa madura na fé.
No início da Igreja do primeiro
século havia líderes que orientavam os crentes quanto ao Evangelho, bem como à
organização e desenvolvimento da igreja local. O Evangelho frutificou na vida
das pessoas, e por isso, surgiam cada vez mais novos crentes. Foi necessário, a
fim de garantir o discipulado integral da nova pessoa em Cristo, separar
crentes idôneos e maduros na fé para cuidarem desse precioso rebanho. Assim, os
apóstolos de Cristo passaram a estabelecer presbíteros para zelar pela
administração e a vida espiritual da igreja local.
I. A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS
1. Significado da função. De
acordo com a Bíblia de Estudo Palavras-Chave, o termo “presbítero” (do gr. presbyteros) é uma forma comparativa da palavra
grega presbys, “pessoa mais velha”. Como
substantivo, e no emprego dos judeus e cristãos, “presbítero” é um título de
dignidade dos indivíduos experientes e de idade madura que formavam o governo
da igreja local. É um sinônimo de bispo (gr. episkopos, supervisor); de professor (gr. didaskolos); e de pastor (gr. poimēn).
2. A liderança local. O
apóstolo Paulo cuidou de organizar a administração das igrejas locais por onde
as plantava, separando um grupo de obreiros para tal trabalho. Quando escreve
ao seu discípulo, o jovem Tito, Paulo o instrui a estabelecer presbíteros em
diversos lugares, de cidade em cidade (Tt 1.4,5,7). Está claro, assim, o
aspecto pastoral da função exercida pelos presbíteros nas comunidades cristãs
antigas.
3. As qualificações. Em
o Novo Testamento, as referências aos presbíteros encontram-se no plural:
“presbíteros”, “bispos” ou “anciãos” (At 11.30; 15.2,4,6; 20.17; Tg 5.14; 1Pe
5.1). Como a liderança local era formada por um grupo de irmãos experientes na
fé para cuidarem da igreja, a função dos presbíteros era pastoral. Portanto, o
presbítero é um pastor, um apascentador de ovelhas! A Palavra de Deus expressa
qualificações bem objetivas para o exercício fiel dessa função. Tais
qualificações estão descritas em Tito 1.6-9 para presbítero, assim como em 1
Timóteo 3.1-7 para “bispo”, denotando o aspecto sinonímico dos dois termos. Uma
leitura atenta das duas listas indica a importância da função e como as igrejas
não podem descuidar-se quando da ordenação de pessoas para servi-la. O bom
conselho do apóstolo Paulo ainda é a maneira mais segura para se separar
obreiros.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O termo presbítero (do gr. presbyteros) é um sinônimo de bispo (gr. episkopos), de professor (do gr. didaskolos) e de pastor (do gr. poimēn). Logo, a sua função é pastoral.
II. A IMPORTÂNCIA DO PRESBITÉRIO
1. Significado do termo. “Não
desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição
das mãos do presbitério” (1Tm 4.14). Foi dessa forma que o apóstolo Paulo
lembrou Timóteo, aconselhando-o acerca do reconhecimento do ministério do jovem
pastor pelo conselho de obreiros. O Novo Testamento classifica esse corpo de
obreiro de “presbitério” (do gr.presbyterion, substantivo de presbítero, um conselho formado
por anciãos da igreja cristã).
2. A atuação do presbitério. No
Concílio de Jerusalém, em relação às sérias questões étnicas e eclesiásticas
que podiam comprometer a expansão da igreja, os apóstolos e
os anciãos (presbíteros)
foram chamados para debater e legislar sobre o assunto (At 15.2,6,9-11). Em
seguida, os presbíteros foram enviados à Antioquia para orientar os irmãos
sobre a resolução dos problemas que perturbavam os novos convertidos: “E,
quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os
decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém”
(At 16.4).
3. A valorização do presbitério. O
presbitério deve ser valorizado, pois desde os primórdios da Igreja cristã, a
sua existência tem fundamento na Palavra de Deus. O rebanho do Senhor será
ainda mais bem atendido se o presbitério das nossas igrejas for preparado para
uma atuação mais efetiva no governo da igreja e no ministério de ensino, tal
como instruiu o apóstolo Paulo: “Os presbíteros que governam bem sejam
estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na
palavra e na doutrina” (1Tm 5.17). O Novo Testamento mostra que, apesar de
haver um pastor titular, o governo de uma igreja não era exercido por um único
líder, mas pelo conselho de obreiros (At 20.17-37; Ef 4.11, 1Pe 5.1). O presbitério
é de vital importância ao desenvolvimento das igrejas locais e ao bom
ordenamento do Corpo de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO (II)
Fundamentado na Palavra de Deus desde os
primórdios cristãos, o presbitério atua no governo da igreja local junto ao
pastor titular.
III. OS DEVERES DO PRESBITÉRIO
1. Apascentar a igreja. Os
presbíteros têm o dever de alimentar o rebanho de Deus com a exposição da Santa
Palavra. O apóstolo Pedro bem exortou aos presbíteros da sua época acerca desta
tarefa: (1Pe 5.2a). O apascentar as ovelhas do Senhor se dá com cuidado
pastoral, não pela força ou violência, como se os obreiros tivessem domínio
sobre o Corpo de Cristo. Esse ato ocorre voluntariamente, sem interesse
financeiro, servindo de exemplo ao rebanho em tudo (1Pe 5.2,3). Os presbíteros
formam o conselho da igreja local cujo objetivo maior é atuar na formação
espiritual, social, moral e familiar do povo de Deus.
2. Liderar a igreja local. A
liderança da igreja local tem duas esferas principais de atuação: o governo e o
ensino. O presbítero, quando designado para essas tarefas, tem o dever de
exercê-las na “Igreja de Deus” (1Tm 3.5). Para isso, ele precisa saber
“governar a sua própria casa” e ser “apto a ensinar” (1Tm 3.2,4). Liderar o
rebanho de Deus, segundo o Novo Testamento, é estar disponível “para servir” e
“não para ser servido” (Mt 20.25-28; Mc 10.42-45). Com o objetivo de exercer
competentemente esta função, o presbítero deve ser uma pessoa experiente,
idônea e pronta a ser exemplo na igreja local. Ensinar e governar com equidade
e seriedade é o maior compromisso de todo homem de Deus chamado para tão nobre
tarefa.
3. Ungir os enfermos. “Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor” (Tg 5.14). O ato da unção dos enfermos
não pode ser banalizado na igreja local. Ele revela a proximidade que o
presbítero deve ter com as pessoas. O membro da igreja local tem de se sentir à
vontade para procurar qualquer um dos presbíteros e receber oração ou uma
palavra pastoral. Tal obreiro foi separado pelo Pai e pela igreja para atender
a essas demandas.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Apascentar a igreja de Cristo, liderar
uma igreja local e ungir os enfermos são algumas das muitas responsabilidades
do presbítero.
CONCLUSÃO
Vimos que os termos presbítero, bispo e pastor são
sinônimos. Os presbíteros, ou bispos, sempre formaram um corpo de obreiros com
a finalidade de contribuir para a edificação da igreja local. Eles exercem uma
função pastoral. Nas Assembleias de Deus no Brasil, os presbíteros exercem este
serviço, pastoreando as congregações. Eles ainda cuidam da execução das
principais tarefas da Igreja: a evangelização e o ensino da Palavra. Portanto,
esses obreiros precisam ser bem selecionados e valorizados pela igreja local.
VOCABULÁRIO
Intercambiável: Que
pode intercambiar, permutar, trocar ou mudar reciprocamente.
Étnica: Relativo a etnia; pertence ou próprio de um povo.
Sinonímia: Qualidade das palavras sinônimas; de relação de sentido entre dois vocabulários que tem significação muito próxima.
Étnica: Relativo a etnia; pertence ou próprio de um povo.
Sinonímia: Qualidade das palavras sinônimas; de relação de sentido entre dois vocabulários que tem significação muito próxima.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
Vol. 2:Romanos a Apocalipse. 4 ed., RJ: CPAD, 2009.
ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2007.
ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2007.
EXERCÍCIOS
1. Segundo
a lição o que é um presbítero?
R. É um título de dignidade dos indivíduos experientes e de idade madura
que formavam o governo da igreja local.
2. Qual
o significado do termo “presbitério”?
R. “Presbitério” vem do gr. presbyterion, substantivo de presbítero, um
conselho formado por anciãos da igreja cristã. O termo designa o conjunto de
presbíteros que administram uma igreja local.
3. Relacione
os deveres dos presbíteros.
R. Apascentar a igreja, liderar a igreja local e ungir os enfermos.
4. Quais
as duas esferas principais de atuação da liderança da igreja local?
R. O governo e o ensino.
5. Qual
é o maior compromisso de todo homem de Deus chamado para ser presbítero?
R. Ensinar e governar com equidade e seriedade.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“As
qualificações dos Presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de
acordo com o idioma original, são condições ou questões indiretas relativas aos
candidatos que estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente:
‘Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis,
que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são
desobedientes’ — este pode ser considerado como um candidato ao presbitério
[...].
Paulo parece estar usando as palavras
‘ancião/presbítero’ (presbyteros, v.5) e ‘líder/bispo’ (episkopos, v.7) de modo intercambiável [...].
Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios ministeriais eram
variáveis e indistintos (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento.
Vol. 2: Romanos a Apocalipse. 4 ed., RJ: CPAD, 2009, pp.704,05).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Histórico
Pentecostal
“PRESBÍTEROS
As Assembleias de Deus, especialmente
no Brasil, certamente em razão de se constituírem inicialmente de crentes de
diversos grupos evangélicos, atraídos pela crença bíblica do batismo no
Espírito Santo, do ponto de vista administrativo, ministerial, adotaram uma
posição intermediária mais aproximada do sistema presbiteriano. Não admitem
hierarquia. Não aceitam o episcopado formal, senão o conceito bíblico de que o
pastor é o mesmo bispo mencionado no Novo Testamento. Admitem, entretanto, o
cargo separado de presbítero. O presbítero (anteriormente chamado ‘ancião’) é o
auxiliar do pastor. Porém, em algumas regiões, em campo de evangelização das
Assembleias de Deus, de certo modo, é-lhe dado cargo correspondente ao de
pastor, onde, na ausência deste, ele desempenha todas as funções pastorais:
unge, ministra a Ceia e batiza. Entre esses, há os que possuem a dignidade,
capacidade e verdadeiro dom de pastor.
[...] Porém, na Convenção Geral de
1937, na AD de São Paulo (SP), foi debatida a questão sobre se os anciãos
(presbíteros) não poderiam ser considerados pastores. Os convencionais
compreenderam, citando textos como 1 Pedro 5.1, Atos 20.28 e 1 Timóteo 5.17,
que, em alguns casos, parece haver uma diferença entre anciãos e anciãos com
chamada ao ministério, e estabeleceram, assim, a hierarquia eclesiástica que
até hoje existe nas Assembleias de Deus: diáconos, presbíteros e ministros do
evangelho (pastores e evangelistas).
[...] Nas Assembleias de Deus, embora
o trabalho do presbítero tenha a sua definição, passou a ser também visto como
o penúltimo cargo a ser exercido pelo obreiro, na sucessão das ordenações,
antes de ser consagrado a evangelista ou pastor” (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. RJ:
CPAD, 2007, pp.715,16).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
O Presbítero, Bispo ou Ancião
Ao longo da história da Igreja,
vários modelos de governo eclesiásticos apareceram. Mas, oficialmente, podem-se
classificar três exemplos: o Episcopal, o Presbiteriano e o Congregacional.
No governo episcopal, o bispo é a
autoridade máxima numa hierarquia constituída de presbíteros e diáconos. Adotam
esse modelo as igrejas Romana, Anglicana, Ortodoxa e Metodista, por exemplo.
O governo presbiteriano é constituído
de um conselho eleito pela assembleia geral da igreja local. Tal conselho é
formado por presbíteros regentes (administradores) e docentes (pastor titular e
pastores que cuidam do ensino e da liturgia) tipificados pelas igrejas
presbiterianas de fé reformada. Ainda há o presbitério (regional) subordinado
ao Sínodo (estadual) que, por sua vez, submete-se ao Supremo Concílio
(nacional).
O governo congregacional
caracteriza-se pelas decisões tomadas em assembleia geral constituída pela
igreja local. As igrejas batistas são a denominação que mais caracteriza esse
modelo.
Tecnicamente, as igrejas pentecostais
adotam o modelo episcopal de governo. O das Assembleias de Deus no Brasil
constituiu-se pelas funções de Pastor, Evangelista, Presbítero, Diácono e
Auxiliar de Trabalho — a função de Auxiliar submete-se à de diácono; esta à de
presbítero; esta à de evangelista; e esta à de pastor; mas todas, por sua vez,
à de Pastor-Presidente.
Constituída por diversos campos de
trabalhos, onde uma igreja matriz exerce a liderança em relação às igrejas
setoriais e as demais congregações, e de setores eclesiásticos regionais, a
função do presbítero tem uma importância singular na liderança local da igreja.
O presbítero da Assembleia de Deus é um pastor local, pois ele pastoreia as
congregações sob a supervisão do pastor setorial (pastor de uma igreja setorial
da sede), isto é, um bispo responsável pela supervisão de várias congregações
em uma região daquele campo de trabalho. Por isso, uma grande e extraordinária
tarefa pesa sobre os ombros dos presbíteros.
E importante ressaltar que, segundo o
pastor Isael Araújo, no “Dicionário do Movimento Pentecostal” (CPAD), o modelo
de governo assembleiano no Brasil foi abundantemente influenciado pelo da
Suécia e trazido pelos missionários que lideraram inicialmente a igreja no
Brasil quando da sua fase embrionária. Por outro lado, o governo da Assembleia
de Deus da América é diametralmente oposto ao da brasileira.
Fonte: CPAD
Divulgação: www.jorgenilson.com
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