Seguidores

29 de nov. de 2012

HABACUQUE - A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES


HABACUQUE - A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES 

Lição 9 - 2 de Dezembro de 2012

Texto Áureo: Habacuque 1.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
Leitura Bíblica em Classe - Habacuque 1.1-6; 2.1-4

NOVE PERGUNTAS E RESPOSTAS ACERCA DA SOBERANIA DIVINA

Introdução: Quantos porquês com relação a soberania divina tem sido alvo de interrogações e não são esclarecidos. É evidente que para os não salvos e sem qualquer experiência com Deus ou algum conhecimento da sua palavra continuarão sem respostas. Porém é bom lembrar que no próprio meio cristão tem muitos que por falta do conhecimento verdadeira não tem a luz da compreensão do plano de salvação divino através dos séculos e permanecem na obscuridade completamente ignorante a tudo isso. Aqueles que duvidam da onipotência do Senhor, ou de qualquer outro atributo Seu, não o veem como justo e atuante contra todo esse mal espalhado por todo o mundo. O plano de salvação divino visto pelas dispensações, é notório que em todas elas chegou-se a um limite de salvos para entrar em outra. Nesta dispensação da graça a medida de Deus ainda não se encheu completamente, mesmo com todo esse crescimento populacional no mundo. Satanás sabe disso e procura desesperadamente alastrar a violência e corrupção em todos os lugares principalmente no meio evangélico que é onde ele mais atua e com isso tentar evitar ou retardar a medida divina em completar o último componente da igreja a ser salvo. Ele sabe que quando isso acontecer, Cristo vem buscar a Igreja e a partir daí começa a sua contagem final, ou seja, sete anos de tribulação, mil anos preso e depois inferno eterno. Como sabemos a dispensação da graça é extensiva a todos os povos da terra, porém haverá um número limite de salvos e para estarmos nessa condição de salvos, a nossa fidelidade com Deus sempre será testada, pois nem todos os que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reino dos céus. É necessário estarmos convivendo no meio de todo esse caos de violência e perversidade e ficarmos imune a tudo isso, preservando sempre a nossa santidade na presença de Deus e aguardando a vinda de Cristo buscando em primeiro lugar o reino de Deus, pois a nossa partida para a glória celestial acontecerá subitamente. É dentro de todo esse caos tido como um mal necessário (“onde o pecado abundou, superabundou a graça”) que Deus está de braços abertos para receber aquele que tem propensão em desejar a salvação, pois se Deus obrigasse a paz no mundo a força, então seria uma paz artificial e com isso poucos seriam os que se entregariam a Ele com um coração totalmente verdadeiro.

1. PORQUE DEUS PERMITE TANTA VIOLÊNCIA E PERVERSIDADE NO MUNDO? - Habacuque 1.2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
* Saiba que Deus não está alheio a isso, e no momento certo Ele agirá – Provérbios 15.3 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
O profeta subiu a uma torre de vigia para em forma de canto questionar com Deus sobre a sua forma de agir, a qual seria usar um povo violento que era os babilônicos, para reprimir o seu próprio povo que era a nação de Judá. Ignorava o profeta e muitos que questionam porque Deus permite tanta violência e corrupção neste mundo. Acontece que muitos não enxergam ser no meio desse caos que Deus vem realizando todo o seu plano de salvação. Assim como o profeta subiu a torre de vigia, também Deus está em sua torre de vigia, armada lá nos céus, olhando constantemente e observando tudo que todos os homens fazem, pois Ele é o Deus que tudo sabe e a tudo vê. Ele vê o bem que está sendo feito, e recompensará o benfeitor; e, vendo o mal que é praticado e Ele punirá o culpado, pois só isso satisfará a lei da semeadura e da colheita. Os olhos de Deus buscam, vê e compreende tudo; e então aplica a sua providência positiva ou negativa, conforme o caso. O Criador continua presente em Sua criação, recompensando, punindo e intervindo.

2. PORQUE DEUS APARENTEMENTE PERMANECE INDIFERENTE E INATIVO AO MAL? - Habacuque 1.3 Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
* Engana-se quem pensa que Deus não vê o mal, nada vai ficar impune - Isaías 1.28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos.
O que preocupava o profeta era que, considerando que Deus é santo, ele não podia entender como Deus podia olhar complacentemente para a malícia dos homens. Sua indignação fora despertada à vista da abundância do pecado e sua confiança em um Deus santo lhe dizia que Deus tinha de fazer alguma coisa a respeito e essa é a pergunta de muitos. Porém nada vai ficar sem julgamento; todos os transgressores e pecadores no dia do juízo final haverão de comparecer diante do supremo Juiz que é o nosso Senhor Jesus Cristo e cada será julgado e condenado segundo as suas obras sem direito a qualquer tipo de apelação. Mesmo muitos líderes evangélicos que estão por ai enganando o povo e sua ganância por dinheiro, também serão levados a esse julgamento onde o Senhor não os reconhecerá apartando-os da sua presença já com o castigo eterno.

3. PORQUE DEUS SABENDO QUE MUITOS DISTORCEM A PALAVRA NÃO OS COMBATE? - Habacuque 1.4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.
* Deus disse que levará a juízo todo aquele que adultera sua palavra – Apocalipse 22.19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
O homem justo vê-se rodeado de maldade e de gente ímpia. Essa é uma condição triste que vem se descortinando ao longo dos anos. A palavra de Deus tem sido desprezada por toda a parte. Os que devem defender a causa da justiça e da verdade que está contida na palavra de Deus acabam distorcendo conforme a sua própria desonestidade. Esquecem os desonestos que se ousarem corromper ou mudar a palavra de Deus, está trazendo para si maldição e condenação. Quem acrescenta atrai para si pragas que estão escrita no livro e quem subtrai fica excluído de todas as promessas e privilégios dela. Isso significa condenação eterna com prantos e ranger de dentes.

4. PORQUE DEUS CONCEDE A SUA GRAÇA AOS PECADORES DESTE MUNDO MAL? - Habacuque 1.5 Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.
* O amor de Deus é tão grande que Ele não quer que ninguém se perca – João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A obra de Deus em chamar os gentios para a sua igreja seria exatamente tão espantosa quanto a obra dEle de usar os exércitos da Babilônia para punir Judá. Os judeus deveriam olhar as nações gentílicas porque era por meio delas que se levantaria uma obra de salvação pela graça o que seria uma recompensa justa para a gente pecadora. Os judeus tinham um falso senso de segurança, achando que ser o povo escolhido de Deus era um privilégio só deles. O mundo sofre com o veneno do pecado, e "o salário do pecado é a morte". Deuss não enviou seu Filho para morrer somente por Israel, mas pelo mundo inteiro.  Deus diz: "Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra”. Muitos que pereceram ou vivem perdidos, tiveram e tem a oportunidade de serem salvos. A diferença de perecer e viver e entre condenação e salvação está na fé em Jesus Cristo. Jesus poderia muito bem ter vindo ao mundo como juiz e destruído todos os pecadores rebeldes; mas, em seu amor, veio ao mundo como Salvador e morreu por nós na cruz! Jesus Cristo dá vida eterna a todos os que creem nele. Sua salvação é para o mundo todo!
 
5. PORQUE DEUS USOU NAÇÕES INIMIGAS PARA AGIR CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO? - Habacuque 1.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.
* A desobediência obstinada do povo só é corrigida com remédios amargos – Apocalipse 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Os inimigos foram suscitados, não apenas para exercer um poder sobre os homens, mas para a execução de uma parte especial no plano divino. Quando Deus usa de palavras duras e severas censuras, é porque Ele tem amor por nossas almas. Se Deus não nos amasse e ao contrário nos odiasse, certamente teria nos abandonado, para que continuássemos no pecado e até a nossa completa ruína. Os pecadores devem aceitar as repreensões da palavra e da vara de Deus como sinais da sua boa vontade por nossas almas, e como consequência venha a arrepender-se de verdade e se voltar para aquele que os repreende e admoesta, por causa do seu grande amor e misericórdia.

6. PORQUE DEUS QUASE SEMPRE DEMORA EM RESPONDER NOSSOS QUESTIONAMENTOS? - Habacuque 2.1 SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
* É que as respostas de Deus nem sempre são conforme nossos anseios – Isaías 55.8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Sempre que indagarmos a Deus por algo, devemos ter a paciência para aguardar a sua resposta sem saber quando ela virá, mas com a certeza que Ele não nos deixará sem resposta. As operações divinas sempre envolvem grandes mistérios, principalmente as operações de salvação pela sua inescrutável graça. O plano de salvação de Deus é algo que foge ao entendimento de muitos, que não entendem que as maravilhas da graça divina são possíveis a todos os homens de boa vontade. A universalidade da salvação era um conceito que a mentalidade judaica tinha extrema dificuldade em aceitar. Os caminhos de Deus são, verdadeiramente, diferentes dos caminhos do homem, pois o alcance da sua visão é universal e inclui todos que desejam ser salvos.

7. PORQUE DEUS USA MEIOS INDESCULPÁVEIS PARA TRAZER CORREÇÃO AOS HOMENS? Habacuque 2.2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
* Para que ninguém tente se justificar diante de Deus dizendo que não foi avisado – Ezequiel 3.19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade  mas tu livraste a tua alma.
A palavra de Deus deve advertir de uma forma clara e objetiva para que ninguém venha alegar ignorância ao que vem sendo propagado. As advertências espirituais ao pecador se referem à alma e à condenação eterna em uma vida além do sepulcro. Todo homem pecaminoso, rebelde, apóstata tem recebido por vários meios as advertências do Senhor. Deus determina a todos que professam a fé cristã, que não fique só no seu testemunho. É obrigação de todo cristão levar uma vida de serviço em prol do reino de Deus e uma dessas obrigações é a propagação do evangelho da graça de Deus. Qualquer que não se movimenta em levar as boas novas da salvação será considerado servo mal e negligente. Você pode dizer que não sabe pregar ou vir com qualquer outro argumento e mesmo assim não será escusável diante de Deus. Sugiro que você envie emails com esse trabalho que publico semanalmente para todos os contatos possíveis e pode ter a certeza que isso já é um trabalho de evangelização.

8. PORQUE DEUS AOS NOSSOS OLHOS PARECE MOROSO EM REALIZAR SEUS PROPÓSITOS? - Habacuque 2.3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
* Na ótica humana há muitos cegos aos propósitos divinos que não tardarão – Hebreus 10.37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Os propósitos divinos se apressam para o cumprimento, embora na estimativa humana possa parecer que esteja havendo delongas. Temos que entender que Deus não pode enganar nem mentir, embora possa parecer por algum tempo que Ele não esteja caminhando com os seus planos. Jesus logo virá para julgar; e porá um fim aos sofrimentos de toda a igreja, e lhes dará uma ampla e gloriosa recompensa da maneira mais elevada. Há um tempo determinado para todas as coisas e quem crê sabe que Ele não tardará. O conflito presente do cristão pode ser severo, mas será breve. Precisamos estar sempre incentivados em total perseverança diante de qualquer situação, pois a apostasia será a ruína, de todos os que estão incluídos nela.

9. PORQUE DEUS CONDICIONA A FÉ COMO REGRA DE SUBSISTÊNCIA NAS ADVERSIDADES? - Habacuque 2.4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
* A nossa fé deve estar fundamentada no próprio Senhor Deus e na sua palavra – 2 Coríntios 5.7 Porque andamos por fé em não por vista.
Deus sempre estimula a esperança e a confiança daqueles que são espiritualmente seus filhos. A nossa fé envolve humildade diante de Deus com toda prontidão de se conformar com a sua vontade. É também a convicção de que Ele não pode mentir ou falhar. A fé não significa apenas ter segurança ou proteção nesta vida, mas desfrutar a bondade divina, que é melhor do que a vida e ser querido por Ele entendendo que somos objeto dos seus cuidados. A nossa fé é para ser empregada nesse mundo e a visão está reservada para o outro mundo. É nosso dever, e deve ser o nosso maior interesse, andar por fé, até chegarmos a viver por vista. Não podemos deixar que qualquer dificuldade venha barrar a nossa caminhada. Precisamos em todo o tempo estar sempre de bom ânimo sem nunca nos deixar abater em qualquer circunstância da vida.


O esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.  

Pastor Adilson Guilherme


HABACUQUE - A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES
Lição 9 - 2 de Dezembro de 2012
Texto Áureo: Habacuque 1.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
Leitura Bíblica em Classe - Habacuque 1.1-6; 2.1-4

NOVE PERGUNTAS E RESPOSTAS ACERCA DA SOBERANIA DIVINA
 
1. PORQUE DEUS PERMITE TANTA VIOLÊNCIA E PERVERSIDADE NO MUNDO? - Habacuque 1.2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
* Saiba que Deus não está alheio a isso, e no momento certo Ele agirá – Provérbios 15.3 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
2. PORQUE DEUS APARENTEMENTE PERMANECE INDIFERENTE E INATIVO AO MAL? - Habacuque 1.3 Por que razão me mostras a iniquidade  e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
* Engana-se quem pensa que Deus não vê o mal, nada vai ficar impune - Isaías 1.28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos.
3. PORQUE DEUS SABENDO QUE MUITOS DISTORCEM A PALAVRA NÃO OS COMBATE? - Habacuque 1.4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.
* Deus disse que levará a juízo todo aquele que adultera sua palavra – Apocalipse 22.19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
4. PORQUE DEUS CONCEDE A SUA GRAÇA AOS PECADORES DESTE MUNDO MAL? - Habacuque 1.5 Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.
* O amor de Deus é tão grande que Ele não quer que ninguém se perca – João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
5. PORQUE DEUS USOU NAÇÕES INIMIGAS PARA AGIR CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO? - Habacuque 1.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.
* A desobediência obstinada do povo só é corrigida com remédios amargos – Apocalipse 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
6. PORQUE DEUS QUASE SEMPRE DEMORA EM RESPONDER NOSSOS QUESTIONAMENTOS? - Habacuque 2.1 SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido.
* É que as respostas de Deus nem sempre são conforme nossos anseios – Isaías 55.8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
7. PORQUE DEUS USA MEIOS INDESCULPÁVEIS PARA TRAZER CORREÇÃO AOS HOMENS? Habacuque 2.2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
* Para que ninguém tente se justificar diante de Deus dizendo que não foi avisado – Ezequiel 3.19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade  mas tu livraste a tua alma.
8. PORQUE DEUS AOS NOSSOS OLHOS PARECE MOROSO EM REALIZAR SEUS PROPÓSITOS? - Habacuque 2.3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
* Na ótica humana há muitos cegos aos propósitos divinos que não tardarão – Hebreus 10.37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
9. PORQUE DEUS CONDICIONA A FÉ COMO REGRA DE SUBSISTÊNCIA NAS ADVERSIDADES? - Habacuque 2.4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
* A nossa fé deve estar fundamentada no próprio Senhor Deus e na sua palavra – 2 Coríntios 5.7 Porque andamos por fé em não por vista.

Se você tem visão missionária, não fique só na visão, comece a por em prática ajudando a divulgar esse trabalho. Não se esqueça que essa obra precisa da tua ajuda financeira. E isso você pode fazer em gratidão a este trabalho.

Divulgação www,jorgenilson,com

Nenhum comentário: