Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
4º Trimestre de 2012
Título: Os Doze Profetas Menores — Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
Comentarista: Esequias Soares
Lição 6: Jonas — A misericórdia divina
Data: 11 de Novembro de 2012
TEXTO ÁUREO
“E Deus viu as obras deles, como se converteram
do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes
faria e não o fez” (Jn 3.10).
VERDADE PRÁTICA
O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependem.
HINOS SUGERIDOS
396, 406, 414.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 85.10
Justiça e amor no Calvário
Terça - Jr 31.3
A grandeza do amor de Deus
Quarta - Lm 3.22
As misericórdias de Deus
Quinta - Mt 12.39,40
O profeta Jonas como figura de Cristo
Sexta - Lc 11.32
O exemplo dos ninivitas
Sábado - Lc 15.28-30
A “justiça” do irmão do filho pródigo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jonas 1.1-3,15,17; 3.8-10; 4.1,2.
Jonas 1
1 - E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 - Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
3 - E Jonas se levantou para
fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou
um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para
dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.
15 - E levantaram Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
17 - Deparou, pois, o SENHOR um
grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e
três noites nas entranhas do peixe.
Jonas 3
8 - Mas os homens e os animais
estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se
converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas
mãos.
9 - Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
10 - E Deus viu as obras deles,
como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que
tinha dito lhes faria e não o fez.
Jonas 4
1 - Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido.
2 - E orou ao SENHOR e disse:
Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra?
Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus
piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te
arrependes do mal.
INTERAÇÃO
Nínive era absolutamente odiada pelos judeus.
Como capital do império assírio, ela representava a maldade, a
crueldade, a impiedade e agudeza de um império perverso. Mas o
Altíssimo, cheio de graça e amor, volta seu olhar para aquela cidade
impenitente e decide enviar-lhe o profeta Jonas. O profeta, sabedor de
toda maldade praticada pelos ninivitas, resistiu ao chamado divino.
Entretanto, Deus estava no controle e não demorou para que o profeta
fosse até Nínive levar a mensagem de salvação. Jonas aprendeu uma
extraordinária lição a respeito do grande amor e misericórdia de Deus.
Não podemos nos esquecer que a mensagem da salvação é para toda a
humanidade.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Explicar o contexto histórico, a estrutura e a mensagem do livro de Jonas.
- Conhecer o atributo da misericórdia divina.
- Conscientizar-se da perenidade da misericórdia Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introduzir o primeiro tópico da
lição, reproduza o esquema abaixo. Explique para a turma que o livro de
Jonas destaca as duas principais chamadas de Deus na vida do profeta. Na
primeira, ele desobedece e sofre as consequências. Na segunda, ele ouve
ao Senhor e lhe obedece.
A CHAMADA DE JONAS
Primeira chamada (1.1 — 2.10)
• 1.1,2 .............. Chamada de Jonas: “vai à Nínive”;
• v.3 .............. Desobediência de Jonas;
• vv.4-17 .............. Consequências da desobediência de Jonas: para os outros (4-11); para si mesmo (12-17);
• 2.1-9 .............. A oração de Jonas no meio da calamidade;
• v.10 .............. O livramento de Jonas.
Segunda chamada (3.1 — 4.11)
• 3.1,2 .............. A chamada de Jonas: “vai à Nínive”;
• vv.3,4 .............. A missão obediente de Jonas;
•
vv.5-10 .............. Resultados da obediência de Jonas: os ninivitas
se arrependem (vv.5-9); os ninivitas poupados do juízo divino (v.10);
• 4.1-3 .............. A queixa de Jonas;
• vv.4-11 .............. A repreensão e a lição de Jonas.
COMENTÁRIO
introdução
Palavra Chave
Misericórdia: Sentimento de solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia; compaixão, piedade.
A história de Jonas, que fascina crianças e adultos,
é mais conhecida por narrar a experiência do profeta no ventre do
grande peixe. No entanto, esse acontecimento não deve ofuscar o milagre
maior: a conversão de uma cidade pagã. Os dois milagres foram
mencionados pelo Senhor Jesus e continuam a impressionar ao longo da
história.
I. O LIVRO DE JONAS
1. Contexto histórico. Salta aos olhos de
qualquer leitor que Jonas é da época do império assírio, cuja capital
era Nínive. O nome do rei ninivita impactado com a pregação de Jonas,
segundo se diz, é Adade-Nirari III, falecido em 783 a.C. Nessa época,
Jeroboão II, filho de Joás, reinava em Samaria, sobre as dez tribos do
Norte.
2. Vida pessoal. Jonas se apresenta apenas
como filho de Amitai (1.1). Ele é mencionado em outras narrativas
bíblicas e, por essa razão, sabe-se que era profeta do Reino do Norte,
natural de Gate-Hefer, tendo vivido na época de Jeroboão II (2 Rs
14.23-25). Gate-Hefer localizava-se na terra de Zebulom (Js 19.13), nas
proximidades de Nazaré da Galileia.
Jonas, que deveria ir para Nínive clamar contra esta
cidade, desobedeceu à ordem divina, procurando fugir para Társis. É o
único profeta bíblico, do qual se tem notícia, que tentou resistir ao
Senhor. Ele seguiu em direção oposta. Társis, segundo Herodoto, é a
mesma Tartessos, na orla ocidental do Mediterrâneo, a sudoeste da
Espanha, ideia aceita pela maioria dos pesquisadores bíblicos. Será que
Jonas não conhecia a onipresença de Deus? (Sl 139.7-10)
3. Estrutura e mensagem. O livro contém 48
versículos distribuídos em quatro breves capítulos. Apesar de começar
com estrutura profética (1.1), a mensagem é apresentada em estilo
biográfico. Não deixa, contudo, de ser uma profecia da história de
Israel, ao mesmo tempo em que anunciam o ministério, a ressurreição e a
obra missionária de Cristo (Mt 12.39-41; 16.4). O tema principal do
livro é a infinita misericórdia de Deus e a sua soberania sobre todas as
nações.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O tema principal do livro de Jonas é a inefável misericórdia de Deus e a sua soberania sobre as nações.
II. O GRANDE PEIXE
1. Baleia ou grande peixe? Na Bíblia Hebraica
e na Septuaginta, o versículo 17 é deslocado para o capítulo seguinte
(2.1). A língua hebraica não dispõe de termo técnico para “baleia”. Essa
palavra é usada como resultado de uma interpretação tradicional que
atravessou séculos. As Escrituras Hebraicas empregam dag gadol, “grande peixe”, uma vez (1.17;2.1), e simplesmente dag, “peixe”, três vezes (1.17; 2.1,10). A Septuaginta traduz ketei megalo por “grande monstro marinho”, e ketos por “monstro marinho”, a mesma palavra usada no Novo Testamento grego (Mt 12.40).
2. Interpretação. Não há indício algum no
texto para que ele possa ser interpretado como alegoria, ficção
didática, mito, lenda etc. Rejeitamos todas essas linhas de pensamento,
pois o oráculo foi entregue a Jonas no mesmo estilo dos outros profetas
(1.1; Jr 33.1; Zc 1.1). Além disso, o Senhor Jesus Cristo, a maior
autoridade no céu e na terra, interpretou o livro como histórico, assim
como históricos foram o ministério e a ressurreição do Mestre. O Novo
Testamento é a palavra final, e isso encerra qualquer questão (Mt
12.39-41; 16.4).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
Em relação ao texto de
Jonas que fala sobre o “grande peixe”, não há indício algum para uma
interpretação alegórica, mitológica ou lendária.
III. A MISERICÓRDIA DIVINA
1. A conversão dos ninivitas (3.8,9). O curto
relato do livro de Jonas serve como prenúncio da graça salvadora para
todas as nações (Tt 2.11). Os ninivitas foram salvos pela graça, pois
“creram em Deus” (3.5) e “se converteram do seu mau caminho” (3.10). As
obras foram consequência da sua fé no Deus de Israel.
2. O “arrependimento” de Deus. O
arrependimento humano é mudança de mente e de coração, de pior para
melhor. Quando a Bíblia fala que “Deus se arrependeu” (3.10), parece
confundir-nos um pouco, pois Deus é perfeito e imutável, não pode mudar,
nem alterar a sua mente (Ml 3.6). A explicação para uma declaração como
essa é a linguagem antropopática, um modo de falar em termos humanos,
ou se trata de uma questão de ordem exegética, que é o nosso caso aqui.
Quem mudou, na verdade, foi o povo, e nesse caso o perdão é parte do
plano divino (Jr 18.7,8).
3. Explicação exegética. O texto sagrado declara que “Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho” (3.10a). O verbo hebraico aqui é shuv,
literalmente: “voltar-se, retornar”, frequentemente usado para indicar o
arrependimento humano. A respeito do “arrependimento” de Deus, que vem
na sequência (3.10b), o verbo é outro, nanam,
“ter pena, arrepender-se, lamentar, consolar, ser consolado” (Gn 6.6; 1
Sm 15.11; Jr 8.18). Essas nuanças linguísticas podem ser confirmadas
por qualquer pessoa, ainda que não conheça uma única letra do alfabeto
dessas línguas, com o auxílio, por exemplo, da Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego (CPAD).
SINOPSE DO TÓPICO (III)
A misericórdia divina alcançou os ninivitas segundo a graça do Deus Altíssimo.
IV. A JUSTIÇA HUMANA
1. Descontentamento de Jonas (4.1). Jonas foi
bem-sucedido em sua missão. Qualquer profeta de Israel, ou mesmo algum
pregador de hoje, sem dúvida alguma ficaria satisfeito com o resultado
do trabalho. A Bíblia não revela a razão do descontentamento de Jonas,
senão o que o ele mesmo afirma, ao dizer que sabia que Deus é “piedoso e
misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes [niham] do mal” (4.2b).
2. Jonas esperava vingança? O império assírio
foi um dos mais cruéis da história e tinha domínio sobre todo o Oriente
Médio. Será que Jonas esperava uma vingança como retaliação por terem
os assírios massacrado o seu povo? O certo é que, ainda hoje, há crentes
que se incomodam com o retorno à Igreja dos que se acham afastados do
rebanho. Quem não se lembra do irmão mais velho do filho pródigo? (Lc
15.25-32). Às vezes, a bondade divina incomoda alguns (Mt 20.15).
3. Compreendendo a misericórdia divina. A
misericórdia divina é um dos atributos que revela a natureza de Deus (Êx
34.6; Jr 31.3). O Senhor poupou Nínive da destruição, prorrogou a sua
ruína, e perdoou os seus moradores. O próprio Jonas, na qualidade de
desertor, também foi alvo da infinita bondade de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO (IV)
A justiça humana é rápida para julgar, mas a divina é longânima em perdoar.
CONCLUSÃO
Jonas transmite-nos uma importante lição prática. O
relato em si mostra a diferença abissal entre a bondade divina e a
justiça humana. Aos ninivitas Deus falou por intermédio de Jonas. Hoje,
Ele fala através de Jesus, que continua a salvar, a curar e a batizar
com o Espírito Santo (Jo 14.16; At 4.12). Ele mesmo disse: “E eis que
está aqui quem é maior do que Jonas” (Mt 12.41 - ARA). O Mestre operou
sinais, prodígios e maravilhas como nenhum outro antes ou depois dele, e
deu oportunidade de salvação a todos (At 10.38). Mesmo assim, foi
rejeitado pela sua geração (Jo 1.11). Por isso, lançou em rosto a
incredulidade dos seus contemporâneos e elogiou a fé dos ninivitas por
haverem ouvido a pregação do profeta e arrependido de seus pecados.
VOCABULÁRIO
Antropopatismo: [Do gr. antropos, homem; do gr. pathos,
sentimentos] Atribuição de sentimentos humanos a Deus. Figurativamente,
encontramos várias expressões como esta: a ira de Deus, o
arrependimento de Deus, etc. Tais expressões foram usadas para que o ser
humano viesse a entender a ação divina na história sagrada. É uma forma
de os autores sagrados dizerem que o Criador do Universo não é
indiferente ao que acontece neste mundo; Ele age e reage de acordo com a
sua justiça e santidade. Deus não é um ser destituído de sentimentos.
Só que, nEle, todos os sentimentos são infinitamente perfeitos.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009.
SOARES, E. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
SOARES, E. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
EXERCÍCIOS
1. Qual o tema do livro de Jonas?
R. O tema do livro é a infinita misericórdia de Deus e a sua soberania sobre todas as nações.
2. De onde veio a palavra “baleia” do relato de Jonas?
R. Do resultado de uma interpretação tradicional que atravessou séculos.
3. Qual a explicação quando a Bíblia afirma que “Deus se arrependeu”?
R. A explicação para uma declaração como essa é a linguagem antropopática, um modo de falar em termos humanos.
4. O que o atributo da misericórdia divina revela?
R. Revela a natureza de Deus.
5. Qual a razão do descontentamento de Jonas segundo ele próprio?
R. Que Deus é “piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal”.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Jonas
O livro de Jonas é diferente dos outros livros dos
Profetas Menores. Trata-se de uma narrativa bibliográfica das
experiências do profeta, e não de uma coletânea de mensagens proféticas.
O tema prioritário do livro é a graça soberana de Deus pelos pecadores,
ilustrada na sua decisão de reter o julgamento sobre os culpados, mas
arrependidos ninivitas. Há também uma lição teológica importante a ser
aprendida observando as respostas de Jonas a Deus. O retrato do autor de
Jonas é altamente depreciativo. Os padrões duplos de Jonas fizeram com
que as suas ações lhe contradissessem os credos de tom espiritual. Pelo
exemplo negativo de Jonas, o leitor aprende a não resistir à vontade e
decisões soberanas de Deus” (ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009, p.467).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Jonas: A Misericórdia divina
Jonas é, com certeza, um profeta bem diferente dos
demais chamados de “menores”. Ele teve um chamado missionário, e fez o
que foi possível para se eximir dessa vocação divina. Não é demais
chamá-lo de egoísta (ele pensou em si mesmo, e não na nação á qual Deus o
mandara ir), vingativo (ele desejava que os ninivitas fossem
exterminados por Deus, por causa dos seus pecados e das atrocidades que
cometeram) e orgulhoso (o senso nacionalista de Jonas era muito forte,
fazendo-o crer que ele estava acima.
O pensamento de Jonas tinha alguma lógica. Ele não
nutria bons sentimentos para com os assírios, pois estes eram pessoas
muito más, e manifestavam sua maldade com os povos dominados, chegando a
empalar os homens e abrir o ventre de mulheres grávidas vivas! A lógica
de Jonas era, por assim dizer, baseada naquilo que Deus disse: “Vou
destruir Nínive se a cidade não se arrepender”. Se Jonas não vai lá
pregar, a cidade não vai se arrepender e Deus a destruirá. Mas Deus não
pensava assim. Ele desejava que Jonas fosse cumprir sua missão.
Jonas é uma mostra do povo judeu do seu tempo. Um
povo que desejava ver o julgamento de Deus contra seus inimigos. Um povo
que deseja ser conhecido pelo nome de Deus, mas que foge da vontade
desse Deus quando ela é manifesta. Fala também de um povo que precisava
aprender que as nações podem ser perdoadas por Deus, e que Ele se
importa com o bem-estar das nações, e não apenas de Israel.
A relação da Assíria com Israel não era das
melhores. Israel pagava tributos à Assíria até que Jeroboão II
rebelou-se. Nos dias de Jeroboão II, Israel começou a experimentar
segurança como nação, e a Assíria, o declínio.
A visita de Jonas a Nínive deve ter ocorrido em 765
a.C, e levando em consideração que Nínive está distante de Israel 960 km
(uma viagem que durava algo em torno de três meses), não é difícil
entender que Jonas certamente levou um bom tempo para ser descoberto e
lançado nas águas pelos marinheiros do navio.
Não raro, costumamos reprovar a atitude de Jonas
quanto à ordem de Deus. Mas quantas vezes não nos identificamos com
Jonas e sua rebeldia quando somos desafiados por Deus a obedecê-lo, e
não o fazemos? Jonas é, portanto, um espelho para cada cristão: não
precisamos aguardar que Deus aja de forma extrema conosco, como agiu com
Jonas quando o conduziu a Nínive na barriga de um grande peixe, para
que possamos obedecer a Sua vontade, qualquer que seja o mandado de Deus
para nossas vidas.
Fonte: CPAD/Est. da Bíblia
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