Seguidores

3 de jul. de 2013

3ª NOTA DE ESCLARECIMENTO



3ª NOTA DE ESCLARECIMENTO

DIVISÃO E REBELIÃO, qual o verdadeiro sentido destas palavras.

Definição de Rebelião - de rebellione - insurreição; ato de se rebelar; revolta; rebeldia, indisciplina. "Pesha" - Palavra hebraica que significa "rebelião deliberada e premeditada contra...
 Uma rebelião pode ser também um processo político-militar em que um grupo de indivíduos decide não mais acatar ordens ou a autoridade de um poder constituído. Para haver uma rebelião, é preciso que antes haja necessariamente um poder contra o qual se rebelar. Em Política, as rebeliões são geralmente tratadas como contestações subversivas da ordem vigente, a princípio ilegítimas, e não ganham legitimidade até conseguirem derrotar o poder constituído.
Uma rebelião acontece, quando um indivíduo ou um grupo decide tomar o poder constituído. No céu o querubim ungido, disse que colocaria o seu trono acima das estrelas e seria semelhante ao Altíssimo. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:13-14. Isso sim é rebelião. Querer tomar o lugar de alguém através do engano, truculência, violência (palavras ou atos) e exaltação. NO MEU CASO, ESTARIA TOMANDO O LUGAR DE QUEM?
 Daniel chamou de rebelião a pratica de pecados: Pecamos, e cometemos iniquidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; Daniel 9:5. Qual foi o meu pecado?
Moisés chamou de rebeldes os israelitas que adoraram ídolos: Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o SENHOR; e quanto mais depois da minha morte? Deuteronômio 31:27. Qual é o meu ídolo?

Isaias amplia as ações de rebeldia: Os teus príncipes (eram os líderes políticos municipais) são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas (favores para apoiar uma causa), e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. Isaías 1:23. Qual foi a minha vantagem e injustiça? O que roubei e quem são os meus companheiros?

Ainda Isaias chama de rebeldia a mentira contra Deus: Como o prevaricar, e mentir contra o SENHOR, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade. Isaías 59:13. Mentiram no púlpito dizendo que eu não dirigia igreja em Salvador, e eu que sou rebelde? Qual foi a minha mentira?

Sofonias chama de rebeldia a soberba (prepotência, exaltação e vangloria) Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quais te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo. Sofonias 3:11. Qual foi a minha soberba e exaltação?

Samuel chamou de feitiçaria a desobediência direta e premeditada de Saul: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:23. Onde foi que rejeitei a Palavra de Deus?

Neemias chama de rebeldes os líderes que desviam o povo de Deus para o mundanismo: ... e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão... Ne. 9:17. Onde levei o povo para as práticas mundanas?

Paulo diz: Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4 Hebreus diz que: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4. Qual foi o meu adultério e com quem?

Dito isto respondo aos que disseram que dividi e rebelei: Ao receber a informação sobre a decisão da mesa, o que fiz? Comuniquei a igreja e o ministério. Fiz minha despedida e entreguei a casa pastoral. Aguardei o cumprimento do acordo assinado por todos os obreiros e parte da igreja (os que estavam presente). Como houve quebra do acordo, me desliguei da Ceadeb e me filiei a Conframadeb. Iniciei, após o a minha filiação, a Assembleia de Deus Missão em Filadélfia. Mudar de Filadélfia, como alguém “sugeriu”, iria repentinamente viver de quê após 24 anos vivendo integralmente da Obra? Se a irmã Luciene trabalha como assistente social na Prefeitura, por que deixaria este único recurso financeiro?


Não queria ser pastor, pois já sou pela graça de Deus. Não queria tomar o lugar de ninguém, tomaram o foi o meu. Não teria nenhum benefício financeiro, pelo contrario, perdi o que era certo na convenção. Qual o lucro, por exemplo, tenho eu agora em um novo desafio? Qual a perspectiva financeira ou ministerial começando de novo do zero? Então falar de divisão e rebelião como andam falando de casa em casa sobre mim, é no mínimo uma ignorância teológica e maldade. 

Nenhum comentário: