Seguidores

17 de abr de 2010

ANUNCIANDO OUSADAMENTE A PALAVRA DE DEUS

ANUNCIANDO OUSADAMENTE A PALAVRA DE DEUS

Lição 3 - 18/04/2010

Texto Áureo: (2 Cr 7.14) "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra"
Leitura Bíblica em Classe: Jeremias 7.1-11

TRÊS OUSADAS PALAVRAS DE ORDEM

1. HUMILHAR - ACEITAR MUDANÇAS DE CONDUTAS
* A presença divina é condicional a total fidelidade - Jr 7.2 Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. Sl 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

* A presença divina é condicional a nossa obediência - Jr 7.3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o DEUS de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Jr 26.13 Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós.

* A presença divina é condicional a nossa confiança - Jr 7.4 Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. Mt 15.8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

2. CONVERTER - ABANDONAR OS CAMINHOS ÍMPIOS

* O nosso caráter se revela no proceder incorrupto - Jr 7.5 Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro, Tg 2.9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.

* A nossa conduta boa ou má é notada pelas atitudes - Jr 7.6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, 3 Jo 1.5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos.

* Só a nossa observância da palavra trás a restituição - Jr 7.7 eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século. Dt 28.1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

3. RESTAURAR - SATISFAZER AS CONDIÇÕES DIVINAS

* A nossa fé não deve ser firmada em meras fantasias - Jr 7.8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas. 2 Tm 4.4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

* Ser restaurado é voltar aos antigos caminhos da fé - Jr 7.9 Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, Zc 9.12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro.

* O homem não pode fazer os seus próprios caminhos - Jr 7.10 e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? I Co 10.23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Divulgação: www.pensamentosnaweb.com.br

Nenhum comentário: