ELIAS, O TESBITA
INTRODUÇÃO
I. A
IDENTIDADE DE ELIAS
II. O
MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS
III. ELIAS
E A MONARQUIA
IV. ELIAS E
A LITERATURA BÍBLICA
CONCLUSÃO
A
LITERATURA NOS TEMPOS BÍBLICOS
Por
Milton
Fisher
Tipos e
Gêneros da Literatura Antiga
Antes de sumariar a influência real dessas
literaturas religiosas e seculares na composição da Bíblia, faz-se necessário
rever os vários gêneros ou tipos de material literário encontrados entre essas
diversas nações, línguas e culturas. Os tipos literários enumeram-se entre oito
e 15, segundos o que se combina ou se distingue entre certos subgêneros.
Vamos nos satisfazer com nove tipos principais de
literatura, não perdendo de vista que tipos similares (expurgados das
aberrações teológicas e factuais) destacam-se em maior ou menor grau em nossa Bíblia.
1. Documentos comerciais constituem o maior número
de achados em alguns sítios arqueológicos. Desde os mais remotos tempos, as
operações mercantis lançaram mão do uso prático da escrita para a manutenção de
registros e confirmação de acordos.
2. Não muito distante, no que diz respeito ao
propósito, estaria o uso epistolar de comunicações pessoais entre funcionários
públicos ou amigos.
3. Códigos legais e registros de tribunais também
foram essenciais para o estabelecimento da vida comunitária. Somente tais
documentos escritos poderiam garantir a uniformidade da prática.
4. Documentos políticos, como os tratados descritos
anteriormente, eram considerados sacrossantos e invioláveis entre os antigos. Cópias
eram feitas para todas as partes envolvidas, para depósito sagrado e para
comunicação pública. Ainda hoje está havendo a descoberta de novos indícios
sobre a extensão surpreendentemente grande da literatura dos tempos antigos.
5. Materiais historiográficos não estão muito longe
da categoria anterior, visto que registros de ocorrências comuns, como os anais
reais, eram na maioria das vezes de caráter politicamente propagandista. Composições épicas eram uma combinação de
fatos e fábulas. Os antigos textos proféticos de agouro poderiam ser postos em
qualquer uma das duas categorias ainda a serem relacionadas, mas são
mencionados aqui por boas razões [grifo nosso]. O sistema “científico” da previsão que pretendiam oferecer seria
evidentemente impraticável, se os eventos que esses textos registram não fossem
historicamente exatos. Textos de presságios muitas vezes provam ser
manifestadamente mais dignos de confiança do que os anais reais.
6. Composições poéticas ocorriam em todas as
culturas já enumeradas, frequentemente com conteúdo religioso, às vezes épico,
vez por outra de caráter de entretenimento, sendo encontrados até mesmo no
prólogo e no epílogo do famoso código de leis de hamurabi.
7. Se pedíssemos aos leigos para levarem em
consideração os textos comparativos, a primeira coisa que seguramente pensariam
é na literatura religiosa dos povos vizinhos. Acima de tudo, a Bíblia é, em si,
um livro “religioso”. Esperamos que o que foi dito até aqui tenha informado
suficientemente o leitor, a fim de conscientizá-lo de que, na realidade, muitas
categorias diferentes dos escritos humanos têm relação com as diversas porções
e aspectos da nossa Bíblia. Na verdade, textos religiosos ou inscrições de
natureza fúnebre, votiva (relacionada a voto ou promessa) e ritualística têm
referência com alguns detalhes dentro do Texto Sagrado. Mas o subgênero a que
geralmente nos referimos como mitológico sempre atraiu maior interesse e
análise, não importando se isto vem ao caso ou não.
8 e 9. Estritamente associados com a expressão
religiosa per se, estariam (8) a
literatura sapiencial e (9) os escritos proféticos. A primeira é encontrada em
formas variantes entre os babilônios (estritos cosmológicos focalizados em
Istar, a rainha dos céus) e também entre os egípcios, os cananeus e os arameus.
Cada um desses povos arroga ter exercido influência direta no pensamento e
escrita dos hebreus, sobretudo as fontes egípcias e cananeias. Adivinhos,
videntes e profetas em êxtase eram comuns em todos os cantos do mundo bíblico,
muito já se escreveu para associar os profetas hebraicos a eles. Contudo, o
fato é que não só o tipo de mensagem, mas também os escritos dos profetas de
Israel são sem comparação.
Os escritos apocalípticos (“divulgados, revelados”)
são um tipo especializado de material (pseudo) profético. Formam uma classe
única entre os escritos intertestamentários dos judeus e cristãos primitivos,
os quais não apenas reproduzem trechos encontrados em Ezequiel, Daniel e
Apocalipse, como também simulam a autoria de alguns dos famosos santos do
Antigo Testamento. Agiam assim com o propósito de emprestar autoridade aos
escritos, numa época em que a autêntica expressão vocal dos profetas havia
cessado.
Texto extraído da obra “A Origem da Bíblia”, editada pela
CPAD.
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Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” ( Mt 6:24).
I – ELIAS FOI UM MODELO DO PRECURSOR DE JESUS
A vida do profeta Elias girou em torno do conflito entre a religião do Senhor e a religião de Baal. Sua missão era levar os israelitas a reconhecerem sua apostasia e reconduzi-los à fidelidade ao Deus de Israel.
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Elias era um verdadeiro homem de Deus
INTRODUÇÃO
Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal.
I – ELIAS FOI UM MODELO DO PRECURSOR DE JESUS
O modo corajoso do profeta Elias falar ao rei Acabe e denunciar a impiedade de Israel fez dele um profeta exemplar, e a pessoa mais qualificada daquela época para ser um exemplar modelo do precursor de Jesus Cristo. Elias era um restaurador e um reformador, empenhado em restabelecer o concerto entre Deus e Israel. A coragem e a fé patentes em Elias não têm paralelo em toda a história da redenção. Seu desafio ao rei Acabe, sua repressão a todo o Israel e seu confronto com os 450 profetas de Baal foram embates que ele os enfrentou dispondo apenas das armas da oração e da fé em Deus. A oração é o elo de ligação que carecemos para recebermos as bênçãos de Deus, o seu poder e o cumprimento das suas promessas. Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuina, verdadeira. A oração só poderá ser eficaz se feita segundo a vontade de Deus (I João 5:14-15). O profeta Elias tinha certeza de que o Deus de Israel atenderia a sua oração por meio de fogo e, posteriormente, da chuva porque recebera a palavra profética do Senhor e estava plenamente seguro de que nenhum deus pagão era maior do que o Deus de Israel, nem mais poderoso (I Reis 18:1, 21-24).
Não somente devemos orar segundo a vontade de Deus, mas também devemos estar dentro da vontade de Deus, para que Ele nos ouça e atenda. Deus nos dará as coisas que pedimos, somente se buscarmos em primeiro lugar o seu Reino e a sua Justiça (Mateus 6:33). O apóstolo João declara que qualquer coisa que pedirmos, dele receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista (I João 3:22). Obedecer aos mandamentos de Deus, amá-lo e agradá-lo são condições indispensáveis para termos resposta às orações. Tiago ao escrever que a oração do justo é eficaz, refere-se tanto à pessoa que foi justificada pela fé em Cristo, quanto à pessoa que está a viver uma vida reta, obediente e temente a Deus – tal qual o profeta Elias (Tiago 5:16-18).
II – O PROPÓSITO DE ELIAS ERA REVELAR A GRAÇA DE DEUS PARA O POVO
O propósito do profeta Elias no seu confronto com os profetas de Baal, e a oração que se seguiu, foi revelar a graça de Deus para com o seu povo. Elias queria que o povo se voltasse para Deus (I Reis 18:37). A ação de Elias contra os falsos profetas de Baal representava a ira de Deus contra os que tentavam destruir a fé do seu povo escolhido, e privá-lo das bênçãos divinas, e também expressava amor e a lealdade do próprio Elias por seu Senhor.
O propósito do profeta Elias no seu confronto com os profetas de Baal, e a oração que se seguiu, foi revelar a graça de Deus para com o seu povo. Elias queria que o povo se voltasse para Deus (I Reis 18:37). A ação de Elias contra os falsos profetas de Baal representava a ira de Deus contra os que tentavam destruir a fé do seu povo escolhido, e privá-lo das bênçãos divinas, e também expressava amor e a lealdade do próprio Elias por seu Senhor.
A destruição dos falsos profetas por Elias manifestava, também, profunda preocupação pelos israelitas, uma vez que estavam sendo destruídos espiritualmente pela falsa religião de Baal.
Jesus manisfestou idêntica atitude e fez severa denúncia contra os religiosos e falsos mestres que rejeitavam em parte a Palavra de Deus, substituindo a revelação divina por suas próprias idéias e interpretações (Mateus 23:28; 15:3,6-9).
Jesus descreve o caráter dos falsos mestres e pregadores do evangelho como os dos ministros que buscam popularidade, importância e atenção das pessoas, que amam honrarias e títulos, e que, com o evangelho distorcido que pregam, impedem as pessoas de entrar no céu (Mateus 23:5-13). São religiosos profissionais que, na aparência, são espirituais e santos, mas que na realidade, são iníquos (Mateus 23:14,25-27). Falam bem dos líderes espirituais piedosos do passado, mas não seguem as suas práticas, nem a sua dedicação a Deus e a sua Palavra e Justiça (Mateus 23:29-30).
A Bíblia Sagrada ordena ao povo de Deus a se acautelarem desses falsos dirigentes religiosos; a considerá-los incrédulos e malditos (Gálatas 1:9) e a não dar apoio ao seu ministério e a não ter comunhão com eles.
III – ELIAS ERA UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS
O profeta Elias era um verdadeiro homem de Deus, que falava, não para agradar às multidões, mas como um servo fiel a Deus.
Todo pregador do Evangelho enfrenta a tentação de agradar a homens, isto é, procura a aceitação, a aprovação e a glória da parte dos outros, pregando somente aquilo que não desagrada a ninguém. Ceder a essa tentação pode resultar em tolerância e mornidão da Igreja (Ap 3:15-16). Pode significar também a linguagem de bajulação, cujo emprego visa a obtenção de ofertas financeiras, ganhos materiais, cargos no âmbito da Igreja, políticos ou aplausos. Se isso ocorrer, danos irreparáveis serão causados à retidão e integridade da Igreja de Jesus Cristo. Por esa razão, é essencial que nosso objetivo na pregação do Evangelho seja procurar sempre a aprovação de Deus e não a dos homens.
III – ELIAS ERA UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS
O profeta Elias era um verdadeiro homem de Deus, que falava, não para agradar às multidões, mas como um servo fiel a Deus.
Todo pregador do Evangelho enfrenta a tentação de agradar a homens, isto é, procura a aceitação, a aprovação e a glória da parte dos outros, pregando somente aquilo que não desagrada a ninguém. Ceder a essa tentação pode resultar em tolerância e mornidão da Igreja (Ap 3:15-16). Pode significar também a linguagem de bajulação, cujo emprego visa a obtenção de ofertas financeiras, ganhos materiais, cargos no âmbito da Igreja, políticos ou aplausos. Se isso ocorrer, danos irreparáveis serão causados à retidão e integridade da Igreja de Jesus Cristo. Por esa razão, é essencial que nosso objetivo na pregação do Evangelho seja procurar sempre a aprovação de Deus e não a dos homens.
A Palavra de Deus deve ser nosso supremo guia quanto à verdade e norma de vida. Devemos ter a Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo, como guia único e suficiente, no julgamento daquilo que cremos e fazemos.
A tendência de certas denominações evangélicas de formar doutrinas, práticas ou novas verdades, partindo de experiências subjetivas, de milagres, do sucesso, dos alvos centralizados nos homens, sem sóilida autenticidade bíblica, será um dos meios principais de satanás semear engano durante a apostasia dos últimos dias. “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. (Mateus 24:5,11).
CONCLUSÃO
O objetivo principal da vida do cristão é agradar a Deus e promover a sua glória. Devemos honrar a Deus mediante nossa obediência, confiança, oração, fé e lealdade a Ele. Viver para a glória de Deus deve ser uma norma fundamental em nossa vida; o alvo da nossa conduta, e teste das nossas ações.
CONCLUSÃO
O objetivo principal da vida do cristão é agradar a Deus e promover a sua glória. Devemos honrar a Deus mediante nossa obediência, confiança, oração, fé e lealdade a Ele. Viver para a glória de Deus deve ser uma norma fundamental em nossa vida; o alvo da nossa conduta, e teste das nossas ações.
A fidelidade inabalável do profeta Elias a Deus e ao concerto, faz dele para sempre, um exemplo de fé, destemor e lealdade a Deus, ante a intensa oposição e perseguição, e um exemplo de resoluta persistência em opor-se às falsas religiões e aos falsos profetas. Elias na qualidade de mensageiro de Deus pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel.
Elias era um homem semelhante a nós, contudo, foi um verdadeiro homem de Deus, que não falava para agradar às multidões, mas como um servo fiel de Deus. Assim como Elias foi chamado para mostrar quem é o verdadeiro Deus de Israel, todos os ministros do novo concerto são chamados para defender o Evangelho de Cristo contra distorções, transigências com o mal e desvio doutrinário (Filipenses 1:17).
Fonte: http://estudos.gospelmais.com.br
Divulgação: www.jorgenilson.com
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