Seguidores

12 de set. de 2013

Todo ditador é doente. Ditadura – uma reflexão sobre essa arma institucional antiga e atual

Todo ditador é doente. Ditadura – uma reflexão sobre essa arma institucional antiga e atual

Jorge Nilson

Texto adaptado. Texto publicado primeiramente no dia 25/11/12

Ditadura é uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence. Atropela a todos para fazer a sua vontade.

A maioria dos ditadores tem várias características em comum. Geralmente, governam autocracias, governos com um único líder que nomeia a si mesmo e que não possui nenhuma outra organização governante que controle seu poder. Normalmente, os ditadores possuem regimes totalitários, mantendo seu governo através do controle dos meios de comunicação em massa. Os ditadores totalitários também usam a polícia secreta e espionam os cidadãos de seu país, além de restringirem, ou eliminarem totalmente, a liberdade pessoal.

Muitos desses ditadores promovem cultos da personalidade, uma forma de devoção em que se faz propaganda do líder como uma pessoa perfeita (e, em alguns casos, divina).
Na ditadura não há respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes.

 Não há Comissões ou Conselhos que faça-o parar. Ele atropela tudo e todos.

Para evitar oposição, as ditaduras costumam proibir ou controlar os partidos políticos, as comissões ou conselhos. Outras táticas ditatoriais envolvem a prisão de opositores políticos, destituição dos presidentes de conselhos, censura aos meios de comunicação, são contra o uso da internet –salvo se for a seu favor - controle dos sindicatos, proibição de manifestações públicas de oposição (sempre com ameaças) e supressão dos direitos civis. 

Os governos ditatoriais costumam apoiar seu poder no uso das forças armadas. Ou na blindagem do cargo que ocupam. 
"É evidente que os ditadores são egoístas e pode ser que sua falta de interesse pelos demais tenha um componente genético", explicou à Agência Efe Ebstein, diretor do Centro de Genética Humana da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ou seja, TODO O DITADOR É DOENTE. 

A chave está no gene AVRP1, que permite a atuação sobre o cérebro da vasopresina, um hormônio que se vincula à sociabilidade e à afetividade dos mamíferos.

Quanto maior a quantidade desse gene, maior a tendência ao altruísmo (e vice-versa), segundo a equação já descoberta pelos cientistas em 2005.  Ebstein deu um passo a mais ao vincular generosidade, características genéticas e talvez, inclusive, ditaduras, a partir das conclusões de um estudo publicado na edição deste mês da revista científica Genes, Brain and Behaviour.

NUMA LINGUAGEM MAIS CLARA, EIS ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS:

1. Modificam as leis para se perpetuar no poder. Isto sempre ocorre nas pessoas que se acham os únicos capazes de gerir situações ou instituições.
2. Cala a voz da “oposição” tirando toda a sua atuação entre o povo. É uma das armas mais eficazes utilizadas pelos déspotas. 
3. Pratica ingerência nas instituições, achando-se dono de tudo.
4. Tem todos os discordantes como seus inimigos. Não aceita ser contrariado.
5. Destitui de algum cargo ou instituição, àquele que surge como um novo líder – todo o ditador teme alguém melhor que ele.
6. São arrogantes, avarentos e manipuladores. Quer controlar a vida de todo mundo. 
7. Em geral são megalomaníacos e extremamente narcisistas. Vejam o exemplo de Saddam Hussein: tinha estátuas, murais, cartazes e pinturas com sua imagem.
8. Sua palavra é a lei. As ideias de outrem são suprimidas para que este não seja visto como um líder em potencial. Decide sozinho o que é certo e errado.
9. Tortura seus opositores. Seja psicológica, financeira ou eclesiásticamente  Não se importa com quem vai morrer, ou se haverá escândalo. Contanto que ele continue no poder. 
10.  Usam laranjas e adoram quem se colocar no seu lugar para receber pedradas e protegê-los. 

Você conhece na história alguém assim? E nos atuais governos mundiais? E nas instituições? Tire suas conclusões.

Fontes variadas: http://noticias.terra.com.br/ciencia
                          http://pessoas.hsw.uol.com.br
                          http://www.suapesquisa.com/pesquisa/ditadura

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: