Seguidores

26 de nov. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 4º Trimestre

Lição 9 - 27 de Novembro de 2011
Texto Bíblico:"E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque DEUS os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe" (Neemias) 12.43).
Leitura Bíblica em Classe: Neemias 12.27-31,43

UM CULTO ORGANIZADO É UM CULTO AVIVADO

1. É PRECISO BUSCAR O MELHOR PARA O LOUVOR E ADORAÇÃO - Neemias 12.27 - E, na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram os levitas de todos os seus lugares, para os trazerem, a fim de fazerem a dedicação com alegria, louvores, canto, saltérios, alaúdes e harpas.

* O Senhor se manifesta quando há preparação - I Crônicas 15.28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
* O Senhor se manifesta onde há organização - Êxodo 40.34 Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;
2. É PRECISO AJUNTAR QUEM SE DEDICA A QUESTÃO MUSICAL - Neemias 12.28 - E se ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém como das aldeias de Netofa,
* Os músicos devem se esmerar naquilo que fazem - I Samuel 16.17 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
* Os músicos devem ser espirituais na arte de tocar - Amós 5.23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.


3. É PRECISO USAR QUEM É HABILIDOSO EM MINISTRAR LOUVOR - Neemias 12.29 - como também da casa de Gilgal e dos campos de Gibeá e Azmavete; porque os cantores tinham edificado para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
* O louvor envolve falar das maravilhas de Deus - I Crônicas 16.9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
* O louvor deve ser ministrado com sabedoria - Salmos 47.7 Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência
4. É PRECISO SANTIDADE PARA PRESTAR UM CULTO AO SENHOR - Neemias 12.30 - E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro.
* Não se presta um culto para Deus de qualquer maneira - Eclesiastes 5.1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
* Não se presta um culto para Deus sem quebrantamento - Salmos 51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

5. É PRECISO UNANIMIDADE EM OFERECER O MELHOR AO SENHOR - Neemias 12.31 - Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e ordenei dois grandes coros e procissões, sendo um à mão direita sobre o muro da banda da Porta do Monturo.
* O Senhor se agrada quando existe comunhão no seu povo - Atos 2.46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
* O Senhor se agrada do que é feito sem nenhuma malícia - Mateus 21.16 E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
6. É PRECISO ORGANIZAÇÃO PARA O CULTO SER UM REGOZIJO - Neemias 12.43 - E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque DEUS os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
* O Senhor se alegra em sacrificarmos o melhor para Ele - Salmos 107.22 E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo
* O Senhor se alegra quando o seu nome é engrandecido - Salmos 35.27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.


O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Pr Adilson Guilhermel


Divulgação;www.jorgenilson.com


Nenhum comentário: