Seguidores

23 de jun de 2012

João Batista um dos mais importantes homens que o mundo conheceu


João Batista um dos mais importantes homens que o mundo conheceu

                                                    PR. Isaías Oliveira Soares

Apesar das pessoas,incluindo pregadores, confundirem o nascimento de João Batista com a sua morte, pois a festa católica do São João, que tem forte comemorações no Nordeste, é comemorado o NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA E NÃO A SUA MORTE. Já vi muitos pregadores lerem Mt 14, festa de aniversário de Herodes ocasião em que foi pedida a cabeça de João Batista num prato pensam que esta festa de aniversário de Herodes, é o atual São João. Não! As festas Joaninas, acontecem em comemoração ao nascimento de João Batista e não a sua morte. Mas o que eu pretendo neste momento não é abrir uma polêmica sobre o assunto, pois não é necessário, mas mostrar o que João Batista representa para mim e para o cristianismo de um modo geral e isto a partir do testemunho de Jesus dado em Mt 11.7-11, cujo texto está transcrito em seguida.



Mateus 11.7--11

11.7 Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

11.8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais.

11.9 Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.

11.10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

11.11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

1. O testemunho de Jesus: Em Apocalipse Jesus é chamado de testemunha fiel. “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” (Ap 1.5) Então vejamos os elementos do testemunho de Jesus sobre João Batista.

a)   Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

João Batista não era como uma MARIA VAI COM AS OUTRAS, expressão popular que significa alguém que é facilmente manipulado, que os outros decidem por ele. João não era um caniço que podia ser agitado pra todos os lados. Ele mostrou isso quando colocou Herodes no canto da parede e lhe disse: “NÃO TE É LÍCITO POSSUIR A MULHER DE TEU IRMÃO...” (MT 14.3,4). Posição definida contra o pecado,mesmo em se tratando de um Rei e isto lhe custou a morte dolorosa.

b)   Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? João Batista era um homem muito simples, basta ver a forma como se vestia.  Ninguém tem dúvida é de que a aparência é muito importante e chama a atenção da pessoa, pois a aparência (boa ou ruim) é a primeira impressão que fica. A vestimenta de João lembra a forma de se vestir de Elias. Mas João não se vestia de roupas finas, que segundo Jesus, esses estavam nos palácios.

c)   Mas para que saístes? Para ver um profeta? Videntes era o nome com que os profetas do AT eram conhecidos, visto que eles recebiam as mensagens de Deus através da tela da visão. João era um profeta, profeta de transição, do Antigo para o Novo Testamento. Veja Ml 3.1, comparado com MT 3.1. Aí é anunciada a vinda do Mensageiro João e seu aparecimento no deserto. Profeta porque causou o mesmo impacto e convulsão públicas, como acontecia nos tempos dos profetas (Elias foi acusado de perturbador de Israel), devido ao movimento que suas mensagens causavam à população. As mensagens de João Batista revolucionou e muito, pois as multidões atendiam unanimemente ao que João pregava. Pecados eram confessados publicamente. João eram um grande profeta.

d)   Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Por quê? Já vimos que os profetas do AT recebiam as mensagens através da visão. E todos os profetas falaram sobre a vinda de Jesus, seu nascimento, vida e morte, mas nenhum profeta falou sobre o Batismo de Jesus. Os profetas se referiram a Jesus, mas JOÃO VIU JESUS. “EIS AI O COIDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO...” (Jo 1,29). Além do mais João Batizou Jesus. “E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus”. (João 1:33-34).

e)    Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Aqui o Senhor Jesus se refere à profecia de Isaías 40.3; Ml 3.1 fato a que Mateus se refere 3.3. A missão de precursor é atribuída a João Batista nestes versos. A aparição e pregação de João Batista (MT 3.1-10; Mc 1.2-6; Luc 3.1-14). Tanto Mateus quanto Marcos afirma que João Batista “apareceu” no deserto (MT 3.1; 1.4). O verbo “aparecer” sugere a ideia de que João irrompeu sem aviso e sem envolvimento com um sistema preestabelecido. De repente, aquele homem começou sua pregação na região da Judéia com um discurso simples, voltado ao arrependimento, “porque está próximo o reino dos céus” (MT 3.2). Elias, por sua vez, também apareceu sem precedentes, já proferindo uma mensagem contra Acabe. (IRs 17.1).


f)    “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”;

João Batista era superior em honra aos profetas do AT pelos motivos já expostos acima. Mas agora Jesus diz que entre os nascidos de mulher ninguém foi maior que ele. A verdade consiste no fato de os profetas terem falado a cerca de Jesus em todos os sentidos, mas João o viu ao vivo e a cores, como dizemos comumente. E ainda o batizou. Nenhum dos profetas do AT teve este privilégio. Isto foi reservado para João Batista.



g)   “Mas o menor no reino dos céus é maior do que ele”. Nesta parte do texto em apreço Jesus estende a honra ao menor no reino dos céus. Por que será que o menor no reino dos céus é superior a João Batista? Claro que João Batista viu Jesus, batizou Jesus, mas o menor no reino dos céus, na atualidade é mais privilegiado porque não vê Jesus fisicamente, VÊ JESUS PELOS OLHOS DA FÉ, MAS TEM JESUS MORANDO NO SEU CORAÇÃO o que não aconteceu com João Batista. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”1 Coríntios 6:19

2. João Batista sua biografia e importância para o povo cristão

(João Baptista (Judeia, 2 a.C. — 27 d.C.)

      Veja um síntese histórica da vida desse homem  espetacular cuja vida é venerada em todas os povos,nações, línguas  e culturas:

·         Predito o seu nascimento  Is 40.3; Mt 4.5

·         Nasceu  de uma mulher idosa e estéril em reposta a oração  Lc 1.5-7

·         Foi cheio do Espírito santo desde o ventre de sua mãe Lc 1.15

·         Era filho do Sacerdote do Altíssimo Zacarias  Lc 1.8

·         Seu pai ficou mudo por castigo pelo tempo de nove  meses Lc 1.20

·         Seu nascimento causaou muita comoção Lc 1.57-66

·         A mudez  de seu pais foi curada de modo extraordinário enquanto escrevia o nome  João Lc 1.63-64

·         Teve discipulos Jo 3.15

·         Foir precursos de Cristo Mt 3.11

·         Batiza a Cristo Mt 3.15

·         Seu batismo se torna um referencial At 1.5;11.16;18.25

·         Deu testemunho acerca de Jesus Jo 3.25-36

·         Encarcerado por Herodes Mt 14.3

·         Decapitado e sepultado Mt 14.6-12

Bibliografia:

Bilbia Online

Boyer, Orlando

Bíblias: ARC e  ARA

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: