Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos
Data: 19 de Janeiro de 2014
1º Trimestre de 2014
Título: Uma jornada de fé — A formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Comentarista: Antonio Gilberto
Lição 3: As pragas divinas e as propostas
ardilosas de Faraó
Data: 19 de Janeiro de 2014
TEXTO ÁUREO
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que
possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef
6.11).
VERDADE PRÁTICA
Como salvos por Cristo, podemos pela
fé vencer o Diabo em suas investidas contra nós.
HINOS SUGERIDOS
107, 212, 531.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1Co 15.57
Deus que nos dá a vitória
Terça - 2Co 2.14
Deus nos faz triunfar em Cristo
Quarta - 2Co 11.14
Satanás engana pela imitação
Quinta - 1Tm 4.1
Doutrinas falsas vêm de demônios
Sexta - Jo 8.44
A mentira procede do Diabo
Sábado - 1Ts 2.18
Satanás combate a obra de Deus
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
Êxodo 3.19,20; 7.4,5; 8.8,25; 10.8,11,24.
Êxodo 3
19 - Eu sei, porém, que o rei do
Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 - Porque eu estenderei a minha
mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele;
depois, vos deixará ir.
Êxodo 7
4 - Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a
mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel,
da terra do Egito com grandes juízos.
5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o
SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio
deles.
Êxodo 8
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse:
Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o
povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
25 - Então, chamou Faraó a Moisés
e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Êxodo 10
8 - Então, Moisés e Arão foram levados outra
vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os
que hão de ir?
11 - Não será assim; andai agora
vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da
face de Faraó.
24 - Então, Faraó chamou a Moisés
e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas;
vão também convosco as vossas crianças.
INTERAÇÃO
Faraó
era perverso e não tinha intenção alguma de libertar os hebreus. Diante da
recusa dele, Deus enviou várias pragas ao Egito (Êx 3.19,20). Qual era o
propósito divino ao enviar as pragas? O objetivo era o julgamento contra o
governo de Faraó e seu povo e um juízo contra o generalizado culto idólatra
egípcio.
Para
introduzir a lição, faça um resumo das terríveis pragas que arrasaram o Egito.
Depois, explique que a partir da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó
passou a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e a seu
auxiliar, Arão. Precisamos de discernimento a fim de não aceitar as ardilosas
propostas de Satanás para nós, igreja do Senhor.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar
apto a:
· Analisar as pragas deferidas e a primeira proposta
de Faraó.
· Saber que assim como Faraó, Satanás não desiste
facilmente.
· Discutir a proposta final de Faraó.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo
conforme as suas possibilidades. Em classe, juntamente com os alunos, complete
a segunda coluna. Debata com a turma as propostas de Faraó e as suas
consequências, caso Moisés as aceitasse. Conclua enfatizando que, como salvos
por Cristo, podemos pela fé nEle sempre vencer o Diabo em suas investidas
contra nós.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Proposta: Aquilo que se propõe;
sugestões de Faraó ao povo de Deus.
Deus havia declarado que se Faraó não
deixasse o seu povo sair do Egito, Ele feriria os egípcios com várias pragas
(Êx 3.19,20). Em Êxodo 7.4,5, Deus reiterou o envio de flagelos terríveis sobre
o Egito, os quais tinham como propósitos: julgar tanto o governo quanto o povo
por seus atos, e também apressar a saída dos hebreus e mostrar o poder de Deus
sobre os deuses egípcios.
A partir da ocorrência da segunda
praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passa a fazer uma série de propostas
ardilosas e destruidoras a Moisés e Arão. Na lição de hoje estudaremos o
ambiente e as circunstâncias em que ocorreram as pragas e as propostas de Faraó
ao povo de Deus.
I. AS PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ
1. Pragas atingem o Egito (Êx 7.19 —
12.33). Deus ordenou que Moisés e Arão fossem até o palácio
de Faraó para pedir-lhe que deixasse o povo hebreu partir. Diante de Faraó
Moisés fez alguns milagres, para que este contemplasse uma amostra do poder do
Altíssimo e liberasse o povo de Deus. Faraó era considerado um deus, por isso
foi necessário que Moisés se apresentasse diante dele com sinais e maravilhas.
Porém, Faraó endureceu o seu coração e não deixou o povo partir (Êx 7.13,14,22;
8.15,19,32; 9.7,34,35; 4.21; 7.3; 9.12; 10.1,27; 11.10; 14.4,8,17). Com receio
das pragas que já estavam atingindo duramente o Egito, Faraó decide fazer
algumas propostas ardilosas para Moisés e Arão.
2. A primeira proposta (Êx 8.25). Esta
proposta exigia que Israel cultuasse a Deus no próprio Egito, em meio aos
falsos deuses. O ecumenismo também parte deste princípio, porém, a Palavra de
Deus nos exorta: “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e
separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20.26). A proposta de Faraó era
para Israel servir a Deus sem qualquer separação do mal. Todavia, “sem
santificação ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Um povo separado por Deus e
para Deus, e ao mesmo tempo misturado com os ímpios egípcios, como sendo um só
povo, seria uma abominação ao Senhor. Deus requer santidade do seu povo. Nestes
últimos dias antes da volta de Cristo, o pecado sob todas as formas avoluma-se
por toda a parte, como um rolo compressor. Esta é uma das causas de haver
tantos crentes frios espiritualmente: “E, por se multiplicar a iniquidade, o
amor de muitos se esfriará” (Mt 24.12). Precisamos ser mais santos e
consagrados a Deus!
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Diante das pragas que atingiram
duramente o Egito, Faraó apresentou algumas propostas ardilosas para Moisés e
Arão.
II. FARAÓ NÃO DESISTE
1. A segunda proposta de Faraó (Êx
8.28). “Somente que indo, não vades longe”. Isso
resultaria em o povo de Deus sair do Egito, mas o Egito não sair deles, como
acontece ainda hoje com o crente mundano (Tg 4.4,5; 1Jo 2.15). Assim fez a
mulher de Ló, que saiu de Sodoma, mas não tirou Sodoma do seu coração e da sua
mente, e perdeu-se (Gn 19.17,26; Lc 17.32). O propósito de Faraó ao ordenar
“não vades longe” era vigiar e controlar os passos do povo de Israel. “Não
vades longe” significa para o crente hoje o rompimento parcial com o pecado e
com o mundo. É a vida cristã sem profundidade, sem expressão e por isso sempre
vulnerável. “Não vades longe” (Êx 8.28) equivale ao crente viver sem
compromisso com Deus, com a doutrina do Senhor, com a igreja, com a santidade.
É a vida cristã superficial, sem consagração a Deus e ao seu serviço.
2. A terceira proposta de Faraó (Êx
10.7). Essa proposta atingia os chefes de família e demais
adultos. Os demais membros da família ficariam no Egito. O povo de Israel vivia
organizado por famílias e casas paternas (Êx 6.14,15,17,19). A família é
universalmente a unidade básica da sociedade humana. A saída parcial do povo,
como queria Faraó, resultaria no fracionamento e fragilização das famílias,
dividindo-as. O propósito de Deus é sempre abençoar toda a família, no sentido
de que ela seja salva, unida, coesa, forte, feliz e saudável.
A proposta de Faraó traria resultados
nefastos para o povo de Deus. Vejamos:
a) Famílias
sem o governo dos pais, sem provisão, sem proteção, sem direção.
b) Maridos
sem as esposas; homens viajando no deserto e as crianças sem os pais. O Diabo
quer a ruína do casamento (Êx 1.16). Oremos por um avivamento espiritual sobre
os casais que servem ao Senhor.
c) Miscigenação
devastadora. Os jovens de Israel sozinhos no deserto a caminho de Canaã se
casariam com moças pagãs, idólatras. Por sua vez, as jovens deixadas no Egito
se casariam com os incrédulos egípcios. Enfim, haveria perda de identidade dos
hebreus como povo do Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO (II)
“Não vades longe”, significa para o
crente hoje, o rompimento parcial com o pecado e com o mundo.
III. A PROPOSTA FINAL DE FARAÓ
1. A situação caótica do Egito. A
praga das trevas acabara de ocorrer, e todo o Egito durante três dias seguidos
ficou sem luz. Só havia luz nas casas dos hebreus (10.21-23). Faraó teve muitas
oportunidades, mas não deu ouvidos à voz do Senhor e não atendeu aos apelos de
Moisés. A cada praga o coração de Faraó se tornava mais endurecido. O rei do
Egito escolheu resistir a Deus e teve seu país devastado pelas pragas. Quem
pode resistir ao Senhor? Se Deus está falando com você, atenda-o. Não resista!
Muitos já viram e experimentaram os milagres do Senhor, porém, seus corações
permanecem duros e inflexíveis, como o de Faraó. Lembre-se de que há um preço
alto a se pagar por não se dar atenção ao que Deus fala.
2. A quarta e última proposta. A
situação era tão caótica no Egito que o próprio Faraó procurou Moisés (Êx
10.24) e fez a sua última proposta: “Ide, servi ao Senhor; somente fiquem as
ovelhas e vossas vacas” (v.24). A ovelha e a vaca eram animais cerimonialmente
“limpos” para oferendas de sacrifícios a Deus na época da Lei (cf. 1Pe 2.25; Hb
13.15,16). Sem as ovelhas e vacas não haveria sacrifícios. Não haveria entrega
ao Senhor. Segundo a Bíblia Explicada,
esta proposta também significa “os nossos negócios e interesses materiais, não
santificados e não sujeitos à vontade de Deus” (10.24). O crente precisa viver
uma vida digna, não só diante de Deus, mas também diante dos homens (2Co 8.21).
A santidade é um imperativo na vida do cristão até mesmo nos negócios.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
A cada praga o coração de Faraó se
tornava mais endurecido. Ele escolheu resistir a Deus e teve seu país devastado
pelas pragas.
CONCLUSÃO
A atitude do cristão hoje ante as
traiçoeiras propostas do Maligno deve ser a mesma dos representantes de Israel,
Moisés e Arão: “Nem uma unha ficará” no Egito (Êx 10.26). Satanás figurado em
Faraó não mudou em relação à sua luta contra o povo de Deus. Ele continua a
tentar o crente de muitas maneiras para fazê-lo cair, inclusive com más
insinuações, sugestões, conclusões etc. “Mas graças a Deus, que nos dá a
vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.57).
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
COHEN, A. C. Êxodo. 1
ed., RJ: CPAD, 1998.
MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed., RJ: CPAD, 2007.
MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed., RJ: CPAD, 2007.
EXERCÍCIOS
1. Qual
foi a primeira proposta de Faraó?
R. “Ide,
sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Êx 8.25).
2. Descreva
a segunda proposta de Faraó.
R. “Somente
que indo, não vades longe”.
3. Qual
foi a terceira proposta de Faraó?
R. “Deixa
ir os homens” (Êx 10.7).
4. Qual
foi a proposta final de Faraó?
R. “Ide,
servi ao Senhor; somente fiquem ovelhas e vossas vacas”.
5. Qual
deve ser a atitude do cristão ante às malditas e traiçoeiras propostas do
Maligno?
R. A
atitude do cristão hoje ante as malditas e traiçoeiras propostas do Maligno
deve ser a mesma dos representantes de Israel, Moisés e Arão: “Nem uma unha
ficará” no Egito (Êx 10.26).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
“As pragas do Egito combinam todos os
aspectos das pragas da Bíblia. Esses eventos são explicados através de exames
dos termos hebraicos usados para defini-los. Muitas palavras derivam da raiz nagap ‘atingir, destruir’, e mostram as pragas como um
golpe de Deus para castigar ou punir. A palavra hebraica negep, no sentido de ‘golpear, atacar’ foi
usada como termo de julgamento. É encontrada relacionada às pragas do Egito
apenas em Êxodo 12.13, que fala sobre a morte dos primogênitos. A palavra
hebraicamaggepa também
quer dizer ‘golpe, matança, praga, pestilência’ e é aplicada à praga somente em
Êxodo 9.14 que é uma referência geral a esses acontecimentos.
Da raiz naga, ‘tocar, alcançar, atingir’, vem nega, ‘golpe, praga’, que é usada
metaforicamente para doenças como castigo divino. Na narrativa do Êxodo ela
aparece apenas em 11.1, onde se refere à destruição dos primogênitos. Esses
termos indicam uma ação direta de Deus no castigo; outros termos e declarações
bíblicos mostram que esses atos são o testemunho do poder e da divindade do
Deus único (cf. Dt 4.34,35)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1
ed., RJ: CPAD, 2009, p.1584).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
“Z. Zevit pesquisou possíveis
analogias para as pragas em outras partes da Bíblia. Entre o relato das pragas
e a narrativa da Criação, ele descobriu expressões e vocábulos semelhantes, o
que o levou a sugerir que Gênesis 1-2, tematicamente, funciona como pano de
fundo para as pragas. Dessa forma, por exemplo, na praga do sangue, a expressão
‘sobre todo o ajuntamento das suas águas’ (Êx 7.19) corresponda ‘ao ajuntamento
das águas’ de Gênesis 1.10. Zevit também relaciona as dez pragas às dez
ocorrências da expressão ‘e disse Deus’ (Gn 1,3,6,9,11,14,20,24,26,28,29)”
(HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco. 2
ed., RJ, CPAD: 2007, p.183).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
As pragas e as ardilosas propostas de
Faraó
Faraó estava decidido a não deixar o
povo de Deus partir do Egito, pois a saída dos hebreus iria prejudicar
seriamente a economia egípcia. Diante da recusa de Faraó, o Senhor enviou
várias pragas que deixaram o Egito arrasado economicamente. Como um Deus bondoso
poderia enviar terríveis flagelos a um povo?
Qual era o seu propósito? O Senhor
desejava mostrar que os deuses egípcios não eram nada. Todavia, os mágicos de
Faraó tentaram, por duas vezes, realizar também os mesmos milagres. Nos dois
primeiros flagelos eles foram bem-sucedidos (Êx 7.14-24; 8.1-15), porém Deus
não permitiu que houvesse mais demonstração de milagres por intermédio do
ocultismo. Cada praga enviada ao Egito estava relacionada com uma divindade
adorada por eles. Quando Faraó viu que não poderia deter os hebreus por muito
tempo, tentou iludi-los com falsas promessas. Estamos vivendo tempos
trabalhosos, precisamos estar também atentos às muitas propostas ardilosas do
maligno para a igreja. Moisés, como líder do povo de Deus, soube discernir cada
sugestão de Faraó. Tem você buscando em Deus o dom do discernimento?
Observe, com atenção, as quatro
ardilosas propostas de Faraó e veja o que elas representavam: A primeira proposta de Faraó (8.25). “Ide,
sacrificai ao vosso Deus nesta terra” (Êx 8.25). O que ela representava?
Representava a falta de santidade, de separação das coisas deste mundo. Deus
exige santidade do seu povo: “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor sou
santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20.26).
A segunda proposta (8.28). “Somente
que indo, não vades longe”. O que ela representava? Uma separação parcial do
Egito. Atualmente muitos já aceitaram esta proposta e querem viver um
cristianismo sem compromisso com Deus e sem a cruz.
A terceira proposta (10.7). “Deixai
ir os homens somente, e os filhos fiquem no Egito” (Êx 10.7). O que ela
representava? A divisão familiar. Deus criou a família e deseja que ela viva
unida, pois nenhum reino (ou instituição) dividido pode estar de pé (Mc 3.24),
porém o Inimigo trabalha sempre para separá-la.
A quarta e última proposta. “Ide,
servi ao Senhor; somente fiquem ovelhas e vossas vacas” (v.24). O que ela
representava? A falta de sacrifícios, de entrega ao Senhor e de adoração.
Evangelho sem a cruz de Cristo não é evangelho autêntico.
Satanás vai tentá-los com muitas
propostas. Ele tentou o Filho de Deus, mas foi derrotado. Jesus derrotou o
Diabo utilizando a Palavra de Deus, faça uso da Bíblia, pois ela é uma arma
poderosa contra as propostas ardilosas do Inimigo.
Fonte: CPAD
Divulgação: www.jorgenilson.com
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