Seguidores

13 de jan. de 2014

Carta de igreja protestante moderna ao Apóstolo Paulo

Tentativa de Paulo ocupar uma vaga de missionário numa grande agência missionária brasileira se depara com resistências teológicas e éticas

Conta-se que o Apóstolo Paulo enviou seu currículo para a Junta de Missões Mundiais de certa denominação protestante, oferecendo-se para trabalhar como missionário. Depois de algumas semanas, o secretário da Junta escreveu-lhe esta carta, justificando a razão por que não poderia aceitá-lo.
Apóstolo Paulo tenta vaga de missionário na Igreja Protestante do Brasil
Ao Reverendo Saulo Paulo
Missionário Independente
Roma, Itália
Prezado Sr. Paulo:
Recebemos recentemente seu currículo, exemplares de seus livros e o pedido para ser sustentado pela nossa Junta como missionário na Espanha.
Adotamos a política da franqueza com todos os candidatos. Fizemos uma pesquisa exaustiva no seu caso. Para ser bem claro, estamos surpresos que o senhor tenha conseguido “passar” até aqui como missionário independente.
Em Antioquia, o senhor provocou uma confusão com Simão Pedro, um pastor muito estimado na cidade, chegando a repreendê-lo em público. O senhor provocou tantos problemas que foi necessário convocar uma reunião especial da Junta de Apóstolos e Presbíteros em Jerusalém. Não podemos apoiar esse tipo de atitude.
Acha que é adequado para um missionário trabalhar meio-período em uma atividade secular? Soubemos que fabrica tendas para complementar seu sustento. Em sua carta à igreja de Filipos, o senhor admite que aquela é a única igreja que lhe dá algum suporte financeiro. Não entendemos o motivo, já que serviu a tantas igrejas. O senhor não se dá bem com as igrejas que funda? Então por que agora está atrás de nosso sustento?
É verdade que já esteve preso diversas vezes? Alguns irmãos nos disseram que passou dois anos na cadeia em Cesareia e que também esteve preso em Roma, e em outros lugares. Não achamos adequado que um missionário da nossa Junta tenha ficha suja na polícia, pelo fato de que esse tipo de mancha compromete gravemente seu testemunho e credibilidade, e também o testemunho e credibilidade de nossa Junta.
O senhor causou tantos problemas para os fabricantes de ídolos da deusa Diana em Éfeso que eles o chamavam de “o homem que virou o mundo de cabeça para baixo.” Sensacionalismo é totalmente desnecessário no trabalho missionário. Deploramos, também, o vergonhoso episódio em que o senhor fugiu de Damasco escondido em um grande cesto. Nossos missionários jamais fogem das autoridades.
Estamos admirados em ver sua falta de conduta conciliatória. Os homens educados e que sabem chegar a um acordo não são apedrejados nem arrastados para fora dos portões das cidades, muito menos atacados por multidões enfurecidas. Alguma vez parou para pensar que palavras mais agradáveis poderiam ganhar mais ouvintes? Envio-lhe um exemplar do excelente livro "Como Ganhar os Judeus e Influenciar os Gentios", do Dr. Presunçoso Sabetudo, o maior teólogo da nossa denominação.
Em uma de suas cartas, o senhor se descreve como “Paulo, o velho.” As normas de nossa Missão não permitem a contratação de missionários além de certa idade.
Percebemos que é dado a fantasias e alucinações. Em Trôade, o senhor alegou que viu “um homem da Macedônia” e em outra ocasião diz que “foi levado até o Terceiro Céu e que ouviu palavras inexprimíveis.” Afirma ainda que viu o próprio Senhor Jesus e que ele o confortou. Achamos que a obra de evangelização mundial requer pessoas com os pés no chão e com mente saudável.
Num de seus livros, o senhor ensina: “Busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.” (1 Coríntios 14:1 NVI)
Como se não lhe bastasse ter essas “profecias,” “sonhos,” “visões” e outras alucinações, o senhor ainda se esforça para estimular seus ouvintes a buscar as mesmas fantasias. Não podemos permitir tais ensinos que violam nossas normas doutrinárias e denominacionais, colocando a saúde mental dos ouvintes em risco.
Além disso, o senhor tem mostrado incoerência em seus próprios ensinos estranhos. E temos prova disso em seus próprios livros. O senhor disse, em 1 Coríntios 12, que Deus dá vários dons sobrenaturais, inclusive o dom de cura, mas não vive de acordo com o que prega. Por exemplo, em Gálatas 4:13, o senhor confessou ter uma grave enfermidade física. Não acha estranho pregar sobre dons sobrenaturais de cura quando o senhor é incapaz de curar suas próprias enfermidades?
O Dr. Lucas nos deu esta informação sobre você: “Deus fazia milagres maravilhosos por meio das mãos de Paulo, de tal maneira, que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os doentes. Estes eram curados de todas as suas enfermidades, assim como espíritos malignos eram expelidos deles.” (Atos 19:11-12 KJA)
O testemunho do Dr. Lucas é importante, pois mostra que o senhor, usando um alegado dom de cura, apenas tocava em pessoas ou objetos que elas usariam para que houvesse experiência de curas e expulsão de demônios. Essa questão dos lenços e aventais é algo que está a uma galáxia de distância das práticas oficiais de nossa denominação. Mais parece heresia neopentecostal. Além disso, ao dizer ao Dr. Lucas e a outros que o senhor tem esse suposto poder de cura nas mãos, o senhor entrou em grave contradição consigo mesmo.
Em 2 Timóteo 4:20, com suas próprias palavras o senhor admitiu: “Deixei Trófimo enfermo em Mileto.” Já pensou o escândalo que o senhor traria para nossa denominação saindo por aí dizendo que Deus cura através de dons sobrenaturais pelas suas mãos, mas nos bastidores deixando seus ajudantes pastorais enfermos? O que o público diria de nós se esse escândalo, por causa de sua pregação e atitudes incoerentes, viesse a público?
Por isso, a postura oficial de nossa denominação é que esses dons sobrenaturais cessaram dois mil anos atrás. Com isso, evitamos muita confusão, coisa que o senhor parece gostar. Temos mais provas. Sua igreja em Corinto estava enfrentando uma crise muito grande, e entre suas soluções o senhor apontou como ter e utilizar dons sobrenaturais do Espírito Santo, inclusive profecias e curas. Aliás, foi justamente para essa igreja que o senhor disse: “Busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.” (1 Coríntios 14:1 NVI)
Em que o uso de fantasias e alucinações poderia ajudar uma igreja problemática? Seguindo as normas práticas de nossa denominação, o senhor teria uma solução simples e fácil. A confortável doutrina do cessacionismo, que é uma de nossas principais tradições religiosas, resolve eficazmente o problema de alucinações e fantasias pessoais e coletivas. Mas em vez dessa solução prática, o senhor preferiu estimular todos em Corinto a buscar mais alucinações do que eles já tinham. O senhor não percebe que esse tipo de conselho só aumenta a confusão?
Mas quem disse que o senhor gosta de evitar confusão?
Em toda a parte por onde andou, o senhor provocou muitos problemas, especialmente de relacionamentos. Em Jerusalém, entrou em conflito com os líderes do seu próprio povo. Se alguém não consegue se relacionar bem com seu próprio povo, como pode querer servir no exterior? O senhor parece desconhecer o que Deus diz em Sua Palavra: “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas.” (Hebreus 12:14 KJA)
O senhor parece ter rasgado essa passagem da sua Bíblia! É de admirar então as consequências? O senhor mesmo admite: “Todos me abandonaram.” (2 Timóteo 4:16 NVI) Temos na nossa denominação famosos teólogos que são referência constante nas revistas evangélicas nacionais e congressos de missões. São homens equilibrados, sem fantasias e alucinações. Por isso, ninguém se esquece deles nem os abandona. Entenda bem: Os homens bons nunca são esquecidos pelos seus amigos. Três excelentes irmãos, Diótrefes, Demas e Alexandre, o ferreiro, disseram-nos que acharam impossível trabalhar com o senhor e com seus planos cheios de fantasias e alucinações. Eles disseram que o senhor é um encrenqueiro que não consegue se dar bem com ninguém.
Esse problema, que é digno de tratamento em consultório, vem de longe em seu histórico. Soubemos que muito antes de suas discórdias com os três queridos irmãos, o senhor teve uma discussão amarga com um colega missionário chamado Barnabé e que acabaram encerrando uma longa parceria. Palavras duras não ajudam em nada a expansão da obra de Deus.
Analisando friamente seu ministério, vemos que não para em lugar algum e quando para, fica pouco tempo. Primeiro, a Síria, depois, Chipre, vastas regiões da Turquia, Macedônia, Grécia, Itália, e agora o senhor fala em ir à Espanha. E o pior é que no trabalho missionário, o senhor insiste em ser guiado por fantasias e alucinações. E agora quer nosso sustento? Se suas fantasias fossem divinas, o senhor não precisaria recorrer a nós.
Em um sermão recente, o senhor disse “Longe de mim gloriar-me, a não ser na Cruz de Cristo.” Achamos justo que possamos nos gloriar da história e doutrinas da nossa denominação. Como poderemos sustentá-lo se o senhor não se gloriar de nossa missão?
Seus sermões são muito longos. Em certa ocasião, um rapaz que estava sentado em um lugar alto, adormeceu após ouvi-lo por várias horas, caiu e quase quebrou o pescoço. Já está provado que as pessoas perdem a capacidade de concentração após trinta ou quarenta minutos, no máximo. Nossa recomendação aos nossos missionários é: Levante-se, fale por trinta minutos, e feche a boca em seguida.
O Dr. Lucas nos informou que o senhor é um homem de estatura baixa, calvo, de aparência desprezível, de saúde frágil e que está sempre agitado, preocupado com as igrejas e que nem consegue dormir direito à noite. Ele nos disse que o senhor costuma levantar durante a madrugada para orar. Achamos que o ideal para um missionário é ter uma mente saudável em um corpo forte. Uma boa noite de sono também é indispensável para garantir a disposição no trabalho no dia seguinte. Para que orar tanto? Cinco minutos de oração é o suficiente. Afinal, Deus não é surdo.
Algumas testemunhas relataram que o senhor ora numa “língua desconhecida.” Pensávamos que poderia ser apenas fofoca. Mas quando consultamos um de seus livros, vimos escrito: “Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vós.” (1 Coríntios 14:18 KJA) Aí o senhor mesmo reconhece que sua igreja, provavelmente sob sua influência, fala nessa “língua estranha,” e o senhor fala mais. Como se já não bastassem as perturbações da igreja, o senhor deu mau exemplo ao introduzir práticas pagãos a ela.
Evidentemente, além de alucinações, o senhor parece estar sofrendo de alguma perturbação mental. Línguas estranhas, de acordo com nossa documentação teológica, é prática comum em algumas religiões heréticas e até mesmo na bruxaria. Portanto, é totalmente incompatível com um cristão verdadeiro que se propõe ao trabalho missionário.
Finalizando, o senhor mostrou desconhecer totalmente a Teologia da Missão Integral. Quando tentamos lhe explicar que essa teologia é hoje padrão nas missões das igrejas protestantes, o senhor disse que nunca ouviu falar. Como o senhor pode ser missionário se desconhece o que é fundamental para as modernas agências missionárias?
Hoje, na Igreja Protestante do Brasil, Teologia da Missão Integral e missões são inseparáveis.
Quando lhe mencionamos que o Rev. Ariovaldo Ramos, um dos líderes protestantes mais importantes nas missões do Brasil, declarou que a Teologia da Missão Integral é a versão protestante da marxista Teologia da Libertação, o senhor não demonstrou nenhum interesse. Não é possível trabalhar hoje em missões brasileiras sem apreciar a Teologia da Missão Integral e seus teólogos. Rejeitá-los é terminar sozinho. Isso explica sua situação. Quem é que não ficaria em igual estado de abandono se rejeitasse o que hoje todos aceitam?
Nosso irmão Ariovaldo Ramos é querido por todos. Sua teologia é querida por todos. Ele era até convidado especial de Hugo Chávez, cuja morte foi uma grande tristeza para ele. Se o senhor tivesse se espelhado nele, teria também sido convidado especial dos grandes deste mundo, e seu nome seria famoso. O senhor tem sofrido perdas por sua teimosia e espírito de discórdia.
Grande é o seu despreparo teológico para trabalhar em nossa denominação e nas missões oficiais. E o pior é que o senhor não tem humildade para se adaptar aos novos tempos e às novas teologias.
Lamento muito dizer isto, irmão Paulo, mas nenhuma igreja protestante moderna poderia aceitar seu currículo. Em meus vinte e cinco anos de experiência, nunca encontrei um homem tão dado a fantasias e alucinações, envolvido com tantas confusões e encrencas e que agora, depois que todos o abandonaram, conforme o senhor mesmo nos confessou, deseja trabalhar para nós para ter nosso sustento. Se o aceitássemos, estaríamos violando as normas de nossa Junta e as doutrinas mais importantes de nossa denominação, colocando em perigo a reputação dos nossos grandes teólogos.
Sinceramente,
Reverendo Dr. Teo Lógico Cabeçadura
Secretário da Junta de Missões Mundiais
da Igreja das Doutrinas Esplêndidas e Gloriosas
Fonte: juliosevero.com
Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: