Seguidores

31 de jan. de 2014

Manifestantes promovem beijaço gay em evento com Marco Feliciano


Manifestantes promovem beijaço gay em evento com Marco Feliciano


Manifestantes promovem beijaço gay em evento com Marco Feliciano
Feliciano afirma que beijaço gay só fortalece possível candidatura presidencial

A presença do deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC) em um evento em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, agitou grupos gays da região, que marcaram uma manifestação.
Embora quase 200 pessoas tenham confirmado presença no evento pelo Facebook, somente umas 30 apareceram. Era possível ver algumas bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho LGBT, e algumas faixas com frases de protesto. Diante delas, três casais se apresentaram para promover o “beijaço” prometido.
Cristiano Vasconcelos integrante da Juventude Popular Socialista, um dos organizadores do protesto, afirmou: “Nosso beijaço é um ato de repúdio às ideias fundamentalistas do pastor Marco Feliciano. Estamos aqui para mostrar que o País é livre e laico, que a homossexualidade é natural… Queremos mostrar que temos direito a amar livremente”.
As estudantes gays Maria Augusta Brandão e Mia Aragão, que participaram do “beijaço”, explicam que estavam fazendo uma tentativa de combater a homofobia e afrontar as “posturas preconceituosas” de Feliciano.
Mesmo assim, o movimente não passou despercebido pelo político. Ainda em cima do trio elétrico “Projeto Libertador”, Feliciano revidou: “Vocês [manifestantes] estão me fazendo um bem tremendo e eu fiquei ainda mais forte depois disso. Esse povo ajuda na minha candidatura à Presidência da República”.
Durante o sermão, afirmou que estava ali como pastor, não como político. Como lhe é característico, não se deixou intimidar e ainda provocou: “Vamos bater palmas para eles. Só peço que respeitem os que vieram aqui para orar”. Mais tarde, contou: “Certa vez, um representante do movimento LGBT foi ao Congresso e se disse impressionado em como as críticas contra mim só me deixaram mais forte”.
Sua pregação, baseada em passagens do livro de Provérbios, abordou as inconsequência da juventude. Nesta sexta (31), Feliciano participará de outro evento em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Coordenado pelos irmãos André e Anderson Ferreira há 15 anos, os eventos do projeto Libertador reúnem cerca de cinco mil pessoas.
Anderson Ferreira, que é deputado federal pelo PR, afirmou: “Protestar é democrático. Mas ninguém gostaria que entrassem na sua casa e o ofendessem. Havia crianças e idosos presentes e acho o que fizeram uma falta de respeito com eles. O povo está idiotizado. Acreditam em tudo o que ouve ao meu respeito. Sou um legislador que defendo uma parcela da sociedade”.
Já André Ferreira, vereador pelo PMDB local, conta que foram agendadas com Feliciano pelo menos 10 pregações no estado até maio deste ano. Eles esperam que não haja mais manifestações do tipo. O vereador se diz surpreso, pois no ano passado, Feliciano esteve em Pernambuco 15 vezes e não houve a mesma polêmica. “Antes divulgávamos o evento através de programas de rádio voltados para o segmento evangélico. Desta vez, postei no Facebook e logo se criou toda a polêmica”, disse.
Não é a primeira vez que Marco Feliciano fala sobre ser presidente. Numa entrevista em 2012, esclareceu o assunto: “Este não é só um sonho meu, mas um sonho de cada evangélico neste país. Saber que somos o país com maior crescimento no número de evangélicos e que temos que enfrentar projetos absurdos como os condidos na reforma do Código Penal. Eu sonho com o governo dos justos e com o dia em que o presidente desta nação vai ouvir o que cada pastor tem a dizer sobre estes projetos”.
Ela voltou a falar sobre isso no ano passado, mas nas eleições deste ano o mais provável é que Feliciano tente a reeleição a deputado. Nos últimos meses parece ter crescido a expectativa que ele tente uma vaga para o Senado. Além disso seu partido, o PSC, já tem um candidato a presidente para 2014, o pastor Everaldo PereiraCom informações de Estado de Minas e Ne10.
Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: