Seguidores

10 de set. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 3º Trimestre

A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Lição 11 - 11 de setembro de 2011

Texto Bíblico: Gênesis 1.28 "E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra".

Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 1.26-30

PADRÕES DE EVOLUÇÕES CULTURAIS NOS PLANOS DIVINOS

1. NO PLANO PRIMÁRIO O HOMEM DEVERIA REVELAR DEUS EM SÍ PRÓPRIO - Gênesis 1.26a... - E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem,

* A imagem divina deveria se desenvolver em cada homem – Gênesis 1.27 - E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou. 2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

* A imagem divina deveria se multiplicar em cada homem – Gênesis 1.28a... Gênesis 1.28 - E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

* A imagem divina deveria ser revelada em cada homem – 2 Reis 4.9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Jó 1.1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Atos 6.15 Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

2. NO PLANO DA CRIAÇÃO FÍSICA DEVERIA EMERGIR A CRIAÇÃO ESPIRITUAL - Gênesis 1.26b... - conforme a nossa semelhança;

* O homem não poderia fazer imagens e sim ser a própria imagem divina – Levítico 26.1 Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. - Romanos 1.23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

* O homem sendo a própria imagem divina somente o pecado a deformaria – Gênesis 4.6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Isaías 3.9 O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.

* O homem pelo pecado deformou sua imagem divina e deve ser restaurado – I Coríntios 15.53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. I Pedro 1.23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

3. NO PLANO TERRENO O HOMEM DEVERIA DOMINAR E NUNCA SER DOMINADO - Gênesis 1.26c... - e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

* Quando o homem é dominado pelo pecado absorve a cultura secular – Romanos 6.12Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; I Coríntios 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

* O homem espiritual não se curva diante de padrões da cultura secular – Daniel 3.15Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Hebreus 11.24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

* Toda cultura secular deve ser repudiada se infringir a palavra de Deus – Atos 14.15E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; Atos 13.10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Orem pelo meu ministério.

Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação:www.jorgenilson.com
Envie uma doação
pelo
pagseguro ou PayPal
ou pela conta do
Banco Itaú -
Agência 9184 -
Conta corrente
05524-3
ou
Caixa
Econômica
Federal
Agência 1613
Conta corrente
942-7

Nenhum comentário: