Seguidores

3 de set. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 3º Trimestre

A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA

Lição 10 - 04 de setembro de 2011

Texto Bíblico: Mateus 25.34-36
Mateus 25.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25.35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Mateus 25.36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Leitura Bíblica em Classe: Isaías 58.6-8,10,11; Tiago 2.14-17

O MAIOR EXEMPLO DE AÇÕES SOCIAIS FOI DADO POR CRISTO

1. JESUS ANDOU FAZENDO O BEM DANDO ATENÇÃO A TODOS

* Nossa relação com os semelhantes revela nossa relação com Deus - Isaías 58.6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Hebreus 13.16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
* Devemos em todo o tempo por em prática atitudes de liberalidade - Isaías 58.7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Provérbios 1
1.24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.
2. JESUS MOVIA-SE DE COMPAIXÃO AO DESESPERO DE TODOS

* Quem usa de generosidade alcança as grandes promessas divinas - Isaías 58.8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Provérbios 11.25 A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

* O que faz um sacrifício em benefício do próximo terá prosperidade - Isaías 58.10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. Gálatas 6.9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
* Ao que serve constantemente ao próximo não haverá desertos - Isaías 58.11 E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. Provérbios 19.17 Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.

3. JESUS QUER QUE NOSSAS AÇÕES SEJAM IDÊNTICAS AS SUAS

* Deus espera que a nossa fé seja movida a obras de bondade e amor - Tiago 2.14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Provérbios 31.20 Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado

* Quem tem a fé em prestar socorro está exercitando o dom do Espírito - Tiago 2.15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, Provérbios 3.28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
* A nossa piedade não pode ser superficial para não ser condenável - Tiago 2.16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Provérbios 14.21 O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.
* A nossa fé na área social deve ser praticada para produzirmos frutos - Tiago 2.17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mateus 7.20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: