Seguidores

17 de set. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 3º Trimestre

A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ
Lição 11 - 18 de setembro de 2011
Texto Bíblico: 2 Timóteo 3.16,17 "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, 2 Timóteo 3.17 para que o homem de DEUS seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra".
Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 3.14-17; Tito 2.1,7,10

UM ALERTA; DEUS EXIGE INTEGRIDADE COM A SUA PALAVRA

1. INSPIRADAS AS ESCRITURAS SÃO; O PROBLEMA É O USO DELA

* Quem maneja a palavra da verdade não usa de adulterações - 2 Timóteo 3.14 -Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 1 Timóteo 4.16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
* Quem é fiel a verdade conserva seus princípios doutrinários - 2 Timóteo 3.15 - E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS. Malaquias 2.17 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos
* Quem doutrina deve deve usa-la sómente no que é útil a igreja - 2 Timóteo 3.16 - Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, 2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
* Quem doutrina tem por obrigação ser douto na palavra de Deus - 2 Timóteo 3.17 - para que o homem de DEUS seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 2 Timóteo 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2. UMA ADVERTÊNCIA; NUNCA USE AS ESCRITURAS NA ESPECULAÇÃO
* Se a doutrina não for saudável ela traz doenças e destruições - Tito 2.1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Tito 3.8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
* A doutrina cristã não pode possuir nenhum elemento corrupto - Tito 2.7 - Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Tito 1.9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
* Em todas as circunstâncias é imprescindível ornar a doutrina - Tito 2.10 - não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de DEUS, nosso Salvador. Deuteronômio 32.2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Orem pelo meu ministério.

Ajudem esta obra com uma oferta
Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação:www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: