Seguidores

11 de fev. de 2012

LIÇÕES BÍBLICAS


Lição 7 - 12 de Fevereiro de 2012
Texto Bíblico: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).
Leitura bíblica em classe: Filipenses 4.10-19.

QUANDO É QUE EU TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE
1. QUANDO EU NÃO DESISTO DAS MISSÕES COM A OBRA DE DEUS - Filipenses 4.10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
* Será que eu posso todas as coisas largando a mão do arado – Lucas 9.62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
2. QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO ALTERAM MEUS VALORES - Filipenses 4.11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
* Será que eu posso todas as coisas só quando tudo está bem – Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
3. QUANDO EM POBREZA OU RIQUEZA MINHA FÉ NÃO É ABALADA - Filipenses 4.12 - Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
* Será que eu posso todas as coisas com a alma murmuradora – I Coríntios 10.10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
4. QUANDO A MINHA FÉ É TOTALMENTE VOLTADA PARA CRISTO - Filipenses 4.13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
* Será que eu posso todas as coisas sem confiar tudo a Cristo – Tiago 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
5. QUANDO COM TODO O MEU AMOR EXERCITO O TER EM COMUM - Filipenses 4.14 - Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
* Será que eu posso todas as coisas omitindo o amor mútuo – Atos 2.44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
6. QUANDO DOU EXEMPLOS EM MINHAS OFERTAS PARA A OBRA - Filipenses 4.15 - E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.
* Será que eu posso todas as coisas olhando só o meu lado  – Atos 20.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
7. QUANDO HÁ FRATERNIDADE O PODER DE DEUS OPERA EM MIM - Filipenses 4.16 - Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica.
* Será que eu posso todas as coisas com espírito de avareza – I Coríntios 6.10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
8. QUANDO O MEU INTERESSE MAIOR É VOLTADO AO MEU PRÓXIMO - Filipenses 4.17 - Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.
* Será que eu posso todas as coisas explorando a fé dos outros – Provérbios 1.19 São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
9. QUANDO O MEU SACRIFÍCIO É UMA GRATIDÃO AO OPERAR DIVINO - Filipenses 4.18 - Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a DEUS.
* Será que eu posso todas as coisas tendo um coração ingrato – Lucas 17.18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
10. QUANDO A MINHA GENEROSIDADE NÃO É MOVIDA COM INTERESSES - Filipenses 4.19 - O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS.
* Será que eu posso todas as coisas só buscando meus interesses – I Coríntios 10.24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.


EDITORIAL TEOLÓGICO
É muito comum encontrarmos irmãos ou mesmo pregadores dizendo essa parte do versículo “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Aí fica a pergunta; será que pode mesmo? É evidente que não é da maneira que muitos ainda como leigos e ignorantes usam mecanicamente esse texto, que na maioria das vezes é somente da boca para fora.
Fazendo uma exegese do texto em questão vamos entender que precisamos nos enquadrar dentro do que a palavra exige, para que possamos realmente ter e estar na condição de dizer... (posso todas as coisas), porque o texto mostra uma realidade muito diferente do que muitos pensam ou pregam. Podemos observar que muitos pregadores induzem o povo a dizer – eu tudo posso. Na realidade esse texto é manipulado por muitos de uma forma superficial para mover o emocional dos ouvintes e isso não resultará em nada na vida da pessoa, que ficará pensando ilusoriamente que pode e na verdade não pode. Precisamos saber que toda palavra de promessa, incentivo, conquistas, vitórias e outras mais, são condicionais a uma regra comportamental e espiritual que devem estar aplicadas em nossas vidas através de uma obediência irrestrita aos preceitos divinos.
O apóstolo Paulo tinha todas as condições de afirmar (que tudo pode), basta olhar o retrospecto de sua carreira cristã. Nesta passagem o apóstolo inspirado pelo Espírito Santo declara uma fé ilimitada dentro dos seus objetivos e propósitos em que se encarregou de fazer uma grande arrecadação financeira para suprir a igreja de Jerusalém.
Vamos entender o que estava se passando com os cristãos de Filipos. Pelo que já estudamos os cristãos de Filipos foram muito benevolentes e liberais com suas ofertas mesmo em situações adversas que atravessavam. Acontece que tendo o resultado do que foi arrecadado em mãos, enfrentaram dificuldades para enviar até o apóstolo, dado as circunstâncias desfavoráveis, tais como distância, perigos de confisco pelas autoridades, assaltos no caminho e outros. Com isso o envio foi retardado para ser entregue, mas nem por isso o apóstolo descreu de que a remessa chegaria até ele, pois sabia que a mão de Deus estava no negócio e que nenhuma força contrária impediria o cumprimento de sua missão.
Todas as dificuldades e impedimentos que Paulo enfrentou, em nenhum momento se queixou ou murmurou da situação e nesse caso com a demora em receber a remessa ele declara que mesmo que isso não acontecesse, ele se contentaria com o que tinha e os seus princípios de ser um servidor de Cristo, seriam mantidos tanto no pouco como no muito.
Paulo enfrentou pobreza extrema, mas aprendeu a suportar tudo, nunca desistindo de servir a Cristo e isto também o credenciava a dizer “eu tudo posso”, pois em nenhum momento a sua fé veio sofrer qualquer tipo de abalo. Este homem de Deus tinha um sentimento de solidariedade muito forte e sempre procurou servir aos irmãos com toda abnegação naquilo que fazia, sendo um exemplo daquele que ama ao próximo de uma forma verdadeira. Paulo também apresentou uma sinceridade muito explícita em tudo que fazia e jamais tentou tirar proveito da situação. Ele não tinha como retribuir ou recompensar os crentes de Filipos, mas o seu Senhor podia, pois é Cristo que é o fiador de todas as nossas dívidas.
Epafrodito foi o fiel servo que se encarregou da missão de levar as remessas até o apóstolo. Ao receber tudo que eles arrecadaram o apóstolo enaltece o exemplo desses cristãos de Filipos, que mesmo em pobreza tiveram um ato de auto-negação demonstrando a realidade do amor de Cristo em seus corações. Ficando claro que toda essa generosidade não era movida por interesses materiais.
O esboço que elaborei segue pelos tópicos várias condições que devem estar aplicadas em nossas vidas para que se possa dizer com toda convicção “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”; caso contrário é só palavras lançadas ao vento, sem nenhum efeito.
Temos que viver de verdades, não de ilusões.
Deus os abençoe.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.


Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: