Seguidores

24 de mar. de 2012

lições biblicas

SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Lição 13 - 25 de Março de 2012
Texto Áureo: João 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Leitura Bíblica em Classe: João 15.1-11

PROSPERIDADE SEM CRISTO É COISA DE MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NÚ



1. SÓ PELA VIDEIRA VERDADEIRA É QUE NOSSA ALMA SERÁ CUIDADA - João 15.1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

* As falsas videiras existem, mas só a autêntica cuida de nós - I Pedro 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
2. SE DEIXARMOS CRISTO NOS LIMPAR NOSSA VIDA SERÁ FRUTÍFERA - João 15.2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
* A limpeza é feita com a disciplina aplicada pela palavra – Hebreus 12.8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
3. SE DERMOS LUGAR AO ESPÍRITO A TRANSFORMAÇÃO É CONTÍNUA - João 15.3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
* A transformação contínua produz o progresso espiritual – 2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
4. A SEIVA DA FONTE DA VIDA SÓ FLUIRÁ NOS LIGADOS COM CRISTO - João 15.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
* O desconectado com Cristo existe, só que não é vivo – João 6.57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
5. SÓ CRISTO É A FONTE DE SUSTENTO E PROGRESSÃO ESPIRITUAL - João 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
* A ligação com Cristo é vital para ter dele vida e força – Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
6. A SALVAÇÃO EXIGE UMA VIDA TOTALMENTE LIGADA A VIDEIRA - João 15.6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
* Quem não está ligado a Cristo o destino é o fogo eterno - Mateus 10.28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
7. A VIDA DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA SEMPRE SERÁ ATENDIDA - João 15.7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
* Só debaixo da graça divina as nossas petições é concedida – Lucas 11.11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
8. O AUTÊNTICO DISCIPULO É RECONHECIDO SE PRODUZ FRUTOS - João 15.8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
* Jesus produziu muitos frutos e devemos seguir seu ideal – João 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
9. PERMANECER NO AMOR DE CRISTO É UM SINAL DE REGENERAÇÃO - João 15.9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
* O amor que distribuímos é a prova da nossa espiritualidade – Mateus 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
10. CRISTO É EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA A PALAVRA A SER SEGUIDO - João 15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
* Viver a palavra é a regra que guia os filhos de Deus em amor – I João 2.24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai
11. O GOZO CONSTANTE VEM PELA PERFEITA RELAÇÃO COM DEUS - João 15.11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
* O relacionar com Deus produz fruto em nosso homem interior – Efésios 3.16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;



EDITORIAL TEOLÓGICO
Cristo simbolizado pela videira revela-se como a fonte do nosso sustento espiritual, e para que haja esse sustento é necessário uma ligação perfeita com Ele, para que nós, que somos as varas venhamos a produzir frutos constantemente, e, é isso que Deus o Pai, simbolizado pelo agricultor, quer enxergar em nós, pois os seus olhos procuram os fieis da terra, e, é nessas condições que temos que estar diante dEle, ou seja, produzindo frutos para que Ele como o agricultor possa colher sempre em todo o tempo. Mas, essa videira que é Cristo não está em toda vinha (simbolizada aqui pelas organizações religiosas), e, é ai que está o perigo, pois existe uma grande quantidade de Igrejas falsas e exploradoras, que não tem a presença de Cristo e desta maneira a ansiedade da tua alma causada por vários tipos de problemas, não será cuidada. Dessa forma entende-se que o crente que não busca a verdade, para viver na verdade, que não busca a verdadeira prosperidade que é a espiritual, que não desenvolve a sua santidade para estar separado do pecado e só vive correndo atrás de falsos ventos de doutrinas, evidentemente será um galho infrutífero e o seu destino será o de ser cortado e lançado fora, pois é assim que a palavra adverte quando diz: a vara que não dá fruto, a tira e descarta, e cuida daquela que dá fruto para que de mais fruto. O nosso desenvolvimento, crescimento e frutificação espiritual são realizados e aplicados pela disciplina produzida pela palavra de Deus, e o que não suporta ou foge da sã doutrina é considerado um filho rebelde e com isso deixa de estar na condição de filho pelo novo nascimento e continua na condição de bastardo, ou seja, que não nasceu de novo, com todos os traços do homem velho dominado pela natureza pecaminosa e ambiciosa pelo que é material. Quando Cristo diz: vós estais limpos pela Palavra que vos tenho falado, destaca aqui, a importância da doutrina que é o meio mais importante e necessário que uma alma pode receber, e para que haja a tão exigida transformação à imagem do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é necessário deixar o agente transformador que é o Espírito Santo ir completando a obra começada em nossa vida, pois os que não buscarem e desejarem esta transformação estão perdendo tempo na Igreja do Senhor.
Se um galho da videira estiver quebrado ou atrofiado, não vai receber a sua seiva, assim é o crente, se ele não estiver totalmente ligado a Cristo, é um ser seco, frívolo e totalmente sem a unção de Deus na sua vida. A aparência exterior pode enganar a muitos, e assim estão enganando e sendo enganados, pois ainda não passaram pelo processo ao novo nascimento, que é a morte da velha criatura, o sepultamento do velho homem e a ressurreição do novo homem, pois quem está crucificado com Cristo, tem verdadeiramente Cristo na sua vida e com Ele em nossa vida temos o poder daquele que nos fortalece. Temos que empreender do nosso esforço e perseverança em prol da nossa salvação e esse esforço tem resultados quando estamos ligados a Cristo em todos os momentos, pois se assim não for e deixarmos a nossa vida espiritual estagnada preocupando-nos só com o materialismo, e levando uma vida displicente com relação as coisas de Deus sem qualquer tipo de temor e tremor diante dEle, corre-se o risco de ser descartado e lançado fora como um refugo a ser queimado no fogo. É preciso entender que viver debaixo da graça divina envolve uma vida de serviço e compromisso com o reino de Deus, e quem vive assim, sabe que sempre enfrentará perseguições, tribulações e passará por todo tipo de aflições, mas, existe uma recompensa para esta vida de fidelidade e serviço com Deus, que é, ter crédito com Ele, e, é dessa forma que seremos atendidos em todas as nossas necessidades. Isso é a verdadeira prosperidade.
Jesus em seu ministério terreno, o que mais fez foi produzir frutos e um dos maiores exemplos de produtor de frutos foi o apóstolo Paulo que disse: sede meus imitadores com eu sou de Cristo, e, esse é o exemplo a ser seguido para sermos reconhecidos como crentes verdadeiros. Tudo envolve uma questão de conscientização da responsabilidade e dever que temos diante de Deus, pois Cristo pagou a nossa dívida que era impagável rasgando a cédula que era contra nós, fazendo o que ninguém poderia fazer em nosso favor. E a lei do reconhecimento; será que vamos ficar alheios e omissos a ela? Isso não pode acontecer, pois temos uma dívida de gratidão por tudo que o Senhor fez por nós e tudo que fizermos para Ele sempre será pouco. Temos o aval de Jesus que afirmou que poderíamos fazer coisas maiores que Ele, e isso tem sido interpretado erroneamente por muitos que pensam se tratar de milagres maiores e isso seria muita pretensão da nossa parte. Na realidade Jesus se referiu a extensão geográfica que envolveria todo o mundo e Ele ficou limitado apenas a um espaço geográfico menor. Hoje com todas as facilidades dos meios de comunicação temos condições de propagar o Evangelho, e é isso que estou fazendo, e você pode também fazer usando esse trabalho que estou publicando semanalmente e divulgando, usando todos os meios para isso, e assim certamente você estará sendo um galho frutífero. Com esse procedimento estamos demonstrando que a nossa vida está num processo de regeneração contínua, pois quem é portador do amor divino e permanece nesse amor, certamente sentirá o desejo de transmitir e distribuir esse sentimento tão profundo que o mundo não conhece, mas que precisa conhecer e nós que já conhecemos sabemos da sua profundidade, e ele é tão profundo que precisa alcançar a todos os pecadores sem nenhum tipo de acepção.
A palavra de Deus deve estar implantada em nossos corações e Cristo deixou esse exemplo guardando todos os mandamentos do seu Pai, sendo obediente e obediente até a morte de cruz. E se quisermos estar na condição de filho de Deus temos que ter e desenvolver uma conduta totalmente guiada pelos preceitos divinos. Nessas condições a nossa relação com Deus vai se aperfeiçoando e com isso em todas as situações que passarmos a nossa alegria em servir ao Senhor nunca será frustrada, porque somos fortalecidos e incentivados pelas ações e o poder do Espírito Santo em nosso interior.
Deus os abençoe.

Comentário

Deus dá o milagre pela graça e satanás dá o milagre pela grana e por uma questão de raciocínio e discernimento é fácil saber de onde vem o milagre. Muitos não estão preocupados e nem querem saber de onde vem o milagre, pois, eles só querem o milagre, não importando de onde vem. Agora, os que tomam conhecimento dos líderes fraudulentos, roubadores e enganadores, já não estarão mais na ignorância e se permanecerem com eles, estarão sendo coniventes e incorrendo no mesmo pecado deles.

Apocalipse 2.2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 2 Coríntios 11:13-14 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Pedro 2.3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Coríntios 11.13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. Mateus 24.24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. I Timóteo 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Timóteo 4.3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  Isaías 30.10 Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.
Mateus 18.7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!


Publiquei o estudo bíblico com título "A Palavra só opera se estiver em nós". CLIQUE AQUI


Ajudem a divulgar este site. Recomendem, assim estarão divulgando a sã doutrina e propagando o verdadeiro evangelho da graça de Deus.



O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.


Pela ética cristã, se você usar ou publicar os esboços no seu blog, site ou outro meio de divulgação, mencione a fonte.


Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário: