Seguidores

17 de mar. de 2012

Escola Dominical - Esboços da EBD


Escola Dominical - Esboços da EBD

O Propósito da Verdadeira Prosperidade
 
Lição 12 - 18 de Março de 2012
Texto Áureo: 2 Coríntios 9.6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Leitura Bíblica em Classe: Romanos 10.8-14

OS SETE PROPÓSITOS DA VERDADEIRA PROSPERIDADE

1. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A PALAVRA DA VERDADE - Romanos 10.8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
* Porque aquele que se cala sempre será um crente infrutífero –João 15.2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
2. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS O CRISTO RESSURRETO - Romanos 10.9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
* Porque quem se envergonhar do Cristo vivo será envergonhado - Lucas 9.26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
3. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS SOBRE A JUSTIÇA DIVINA - Romanos 10.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
* Porque se a justiça divina não é revelada não haverá salvação - Provérbios 11.14 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.
4. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A CREREM NO SALVADOR - Romanos 10.11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
* Porque como crerão se nos omitirmos de pregar o evangelho - I Coríntios 9.16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
5. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A SALVAÇÃO A TODOS - Romanos 10.12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
* Porque devemos mostrar o caminho sem limites de raças - Gálatas 3.28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
6. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS QUE SÓ JESUS SALVA - Romanos 10.13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
* Porque os portões da misericórdia divina continuam abertos - João 6.37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
7. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS O EVANGELHO DA GRAÇA - Romanos 10.14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
* Porque é preciso dignidade em pregar a verdadeira palavra - I Tessalonicenses 2.4 Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.


Editorial Teológico
Quando se fala em prosperidade sempre vem a mente a visão da questão financeira, material e física e isso é uma realidade que vem sendo propagada ao longo dos tempos e também com mais ênfase em nossos dias por muitos líderes evangélicos absorvidos pelo desejo de riquezas e totalmente cauterizados espiritualmente. Preferem ter Mamon como deus ao invés de servir ao Deus verdadeiro e com isso atraem milhares de vidas para um caminho enganoso e perigoso tirando esses do curso determinado pelos preceitos divinos levando-os a uma condição de rebeldia ignorante aos verdadeiros objetivos divinos, pois esses tipos de doutrinas não condizem com a verdadeira palavra de Deus e se distancia dos verdadeiros propósitos divinos a esse respeito.
Dentre os propósitos divinos e que nos outorgará uma vida de plenitude espiritual frutífera está em servir ao Senhor semeando a palavra do evangelho que deve estar guardada em nossos corações, mas também em nossa boca, não para ficarmos calados, mas que seja proferida e proclamada sem nos omitirmos de nossas obrigações quanto ao reino de Deus. Se assim procedermos galgaremos a prosperidade temporal que vem pelas demais coisas que nos são acrescentadas, mas também conquistaremos a prosperidade de uma espiritualidade evolutiva que se estenderá por toda eternidade.
Devemos ter um dever consciencioso de que Cristo pagou a nossa dívida que era impagável e rasgando a cédula que era contra nós a cravou na cruz do Calvário. E, em razão disso por um dever moral temos que testificar do Cristo ressurreto, sem nenhum tipo de constrangimento ou qualquer sintoma de vergonha em mostrar a nossa verdadeira identidade de crente. Como alguém tímido, que tem vergonha da sua fé ou de falar do amor de Jesus pode gozar de algum tipo de prosperidade. E, como diz a palavra, quem se envergonhar, Jesus vai negá-lo diante do Seu Pai e diante dos seus anjos.
Fomos alcançados pela justiça divina porque alguém se esforçou pela nossa salvação, e de alguma maneira a nossa fé foi despertada até chegar o ponto de cremos que só Jesus pode salvar e perdoar pecados e com isso pudemos nos arrepender fazendo a confissão para recebermos a nossa tão grande salvação. Foi pela justiça divina que nos foi proclamada que nos decidimos a deixar a visão materialista para abraçarmos a visão espiritual e sermos salvos da morte eterna. Assim como nos foi dada esta oportunidade, outros também devem tê-la e é nossa obrigação propagar esta justiça para termos a verdadeira prosperidade.
Se nos omitirmos de anunciar o evangelho muitos não terão a oportunidade de conhecer a verdade e com isso milhares de almas estão confusas com relação ao seu destino eterno e o diabo sabe disso e apresenta vários tipos de caminhos de uma falsa fé. Nós temos por obrigação de anunciar o verdadeiro evangelho que são as boas novas, cujo conteúdo é Cristo e a justificação pela fé. Que prosperidade teremos vinda de Deus se não anunciarmos esse evangelho que nos é imposto a anunciar, se assim não fizermos, seremos considerados servos maus e negligentes.
Quando Jesus disse para pregar a toda criatura, significa que o evangelho não é limitado somente a alguns, mas, pelo contrário, o evangelho é ilimitado e deve ser levado a todos sem nenhuma distinção de raças, sexo, se é pobre ou rico, porque diante do Senhor todos tem o mesmo direito de alcançar a salvação. Portanto não podemos escolher a quem deve ser evangelizado, todos têm direito, independentes de cor, condições financeiras, grau cultural e outras coisas mais. Lembrem-se, nos foi imposta uma obrigação.
Quantas almas precisam alcançar a misericórdia de Deus e não a conhecem e se não revelarmos esse Deus misericordioso, como elas vão invocar o seu nome se não sabem nada a seu respeito, e desconhecem que os portões da graça e misericórdia divinas estão escancarados por determinado tempo aguardando que as almas entrem por eles para que tenham as suas vidas libertas do mundo e do pecado e passem a reconhecer que a salvação verdadeiramente vem por meio de Cristo.
Fomos comissionados a dar continuidade ao ministério de Cristo e não podemos escandalizar esta obra que foi conquistada com um alto preço. O evangelho foi confiado aqueles a qual Deus aprova e não aos usurpadores manipuladores da palavra. Temos que pregar a palavra com testemunho de vida e sem intenções de agradar a ninguém, porque que tudo que fazemos é pesado na balança divina.
Não fiquem recheando envelopes com dinheiro persuadidos pelos charlatões do evangelho na ilusão de conseguir uma prosperidade materialista e fazendo papel de tolo na mão desses espertalhões. Invistam no reino de Deus naquilo que é frutuoso e apresenta um propósito sério com relação a verdadeira prosperidade que é ganhar almas para Cristo. Agindo assim as promessas de Deus acompanharão a tua vida.

Deus os abençoe.
Ajudem a divulgar este site. Recomendem, assim estarão divulgando a sã doutrina e propagando o verdadeiro evangelho da graça de Deus.

O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição. 

 Pela ética cristã, se você usar os esboços mencione a fonte.
 
Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação:www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: