Seguidores

9 de abr. de 2011

Lição 2 - CPAD 2011

Lição 2 - 10/04/2011
Texto Áureo: Mateus 3.16
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
Leitura Bíblica em Classe
- João 1.29-33

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO E SUAS ASSOCIAÇÕES

1. O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO ASSOCIADO AO NOME DE CRISTO

* O exemplo de Cristo associado com a figura do Cordeiro de Deus - João 1.29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
* O exemplo de Cristo homem associado como sucessor e antecessor - João 1.30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
* O exemplo de Cristo como Logo encarnado associado à verdade - João 1.31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.

2. O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO EM CRISTO NA FIGURA DA POMBA

* A figura da pomba indica como atuaria o Espírito em Cristo - João 1.32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
* Jesus Cristo atuou com afetuosa ternura em seu apego ao homem - João 1.33a... E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que – Mateus 9.36
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor

* Jesus Cristo atuou com gentileza de um modo positivo e completo - João 1.33b...vires descer o Espírito, - Isaías 61.1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

* Jesus Cristo atuou com amizade não só como Senhor, e sim amigo - João 1.33c. e sobre ele repousar, João 15.15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer

* Jesus Cristo atuou na pureza do Espírito na regeneração da alma - João 1.33d...esse é o que batiza com o Espírito Santo. - Tito 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo
3. O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO E AS DESIGNAÇÕES DO SEU NOME

* Como Espírito de Cristo ilustra Jesus Cristo na vida do crente - Romanos 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
* Como Espírito Santo forma a natureza moral de Deus no crente - Romanos 8.10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
* Como Espírito Santo opera a santificação que leva a glorificação - Romanos 8.11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
* Como Espírito de Deus nos guia a uma vida diária de santidade - Romanos 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
* Como Espírito Santo produz o privilégio da adoção ao homem - Romanos 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.



Obs: O esboço é elaborado seguindo o texto bíblico da lição.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: