Seguidores

30 de abr. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS - Lição 5

Lição 5 - 1 de maio de 2011

Texto Áureo: "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" 1 Co 12.1.

Leitura Bíblica em Classe - 1 Coríntios 12.1-11

O USO DOS DONS ESPIRITUAIS EXIGE ENTENDIMENTO

1. O PERIGO DE CONFUNDIR DONS COM EXCITAÇÃO FANÁTICA

* É preciso discernir as manifestações espirituais no culto - I Coríntios 12.1- Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

* É preciso evitar todo tipo de semelhança pagã no culto - I Coríntios 12.2- Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

* É preciso cuidado com as infiltrações malignas no culto - I Coríntios 12.3- Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo ESPÍRITO de DEUS diz: JESUS é anátema! E ninguém pode dizer que JESUS é o Senhor, senão pelo ESPÍRITO SANTO.

2. A AUTENTICIDADE DE DONS VEM PELA INSPIRAÇÃO GENUÍNA

* Todo dom espiritual só é autêntico se for do Espírito Santo - I Coríntios 12.4- Ora, há diversidade de dons, mas o ESPÍRITO é o mesmo.

* A ordenação ministerial só é autêntica se vem do Espírito - I Coríntios 12.5- E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

* As operações divinas só é autêntica pela presença do Espírito- I Coríntios 12.6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo DEUS que opera tudo em todos.

3. A DISTRIBUIÇÃO DOS DONS É PARA O QUE FOR ÚTIL A IGREJA

* É o Espírito Santo que determina a atividade de cada membro - I Coríntios 12.7 - Mas a manifestação do ESPÍRITO é dada a cada um para o que for útil.

* É o Espírito Santo que capacita para uma didática edificadora - I Coríntios 12.8 - Porque a um, pelo ESPÍRITO, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a palavra da ciência;

* É o Espírito Santo que agencia os dons de poder a ser operados - I Coríntios 12.9 - e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a fé; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, os dons de curar;

* É o Espírito Santo que diversifica os dons no que a Igreja precisa - I Coríntios 12.10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

* É o Espírito Santo que opera dons espirituais numa única causa - I Coríntios 12.11- Mas um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.


Obs: O esboço é elaborado seguindo o texto bíblico da lição.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilherme

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: