Seguidores

15 de abr de 2011

Menina de 14 anos é mantida em cárcere privado em terreiro


Adolescente era agredida a palmatória na Bahia. Homem disse que ela precisava de "tratamento espiritual"

Thiago Guimarães, iG Bahia | 15/04/2011 14:28


Uma adolescente de 14 anos foi mantida em cárcere privado e submetida a agressões por 11 dias em um terreiro usado para práticas religiosas em Caatiba (524 km de Salvador). Um homem de 23 anos foi preso em flagrante sob acusação de maus-tratos, curandeirismo e cárcere privado.

Segundo a Polícia Civil, a garota foi encontrada em um “cubículo sombrio e repleto de imagens e símbolos satânicos”. “Quando chegamos, ela se ajoelhou pedindo para levá-la dali”, disse o delegado Marcus Vinícius de Moraes Oliveira, coordenador da 21ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior).

A menina, encontrada na quinta-feira (14) pela Polícia Civil, após denúncia encaminhada ao Ministério Público, fora deixada no local pela bisavó e mãe adotiva, que buscava “tratamento espiritual” para “passamentos” da bisneta.

A mulher, de 69 anos, disse à polícia ter consultado Lugelvan Cunha dos Santos, conhecido como “Pai Gaso” e dono do terreiro, e que ele recomendou a permanência da garota.

O delegado Oliveira disse que Santos tremia ao ser preso. À polícia o suposto líder espiritual afirmou que as agressões integravam “tratamento espiritual” para libertá-la de “demônio” e curar problemas cardíacos. O terreiro, afirmou o policial, era bastante frequentado no distrito de São José do Colônia, onde os fatos ocorreram.

De acordo com o delegado Oliveira, a menina apanhava com uma palmatória “bem grande” e sofria agressões verbais. Era obrigada a dormir sobre uma esteira fina no chão e era “menos alimentada do que gostaria”, ainda segundo o delegado.

A Polícia Civil não tem indícios da ocorrência de casos semelhantes no local. O fato será agora investigado, bem como a possível responsabilidade da bisavó nos crimes. A mulher disse à polícia não saber que a bisneta era impedida de sair e maltratada. O homem conhecido como “Pai Gaso” está preso em Itapetinga.


Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: