Seguidores

1 de out. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 4º Trimestre


Lição 1
- 02 de Outubro de 2011

Texto Bíblico: NEEMIAS 1.3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

Leitura Bíblica em classe: Neemias 1.1-7


COMO VENCER AS CRISES QUANDO ELA MOSTRA A SUA FACE.


1. EM TEMPOS DE CRISE CUIDE QUE A CRISE EXTERNA NÃO VIRE UMA CRISE INTERNA

* Quando vem a crise é preciso saber que passaremos por tribulações - Neemias 1.1 AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, João 16.33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

* Quando vem a crise não podemos nos omitir de responsabilidades - Neemias 1.2 Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. Provérbios 24.10 Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena

* Quando vem a crise é preciso conhece-la e saber como enfrenta-la - Neemias 1.3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. Lucas 14.28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

2. FOMOS CHAMADOS PARA ENFRENTAR AS CRISES SEMPRE MANTENDO O EQUILIBRIO

* Reaja espiritualmente quando chegam as crises e nunca se desespere - Neemias 1.4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Salmos 55.22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado

* Reaja crendo que Deus não desampara aqueles que o amam e temem- Neemias 1.5 E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Josué 1.5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

3. CLAME EM SITUAÇÕES DE CRISES POIS NÃO EXISTE SOLUÇÕES SEM A AJUDA DIVINA

* Saiba que os ouvidos de Deus estão atentos e seus olhos abertos ao necessitado - Neemias 1.6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; Salmos 70.5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas.

* Saiba que em situações que são provocadas é necessário a confissão de pecados - Neemias 1.6b...faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. Provérbios 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

* Saiba que tem situações de crises que é preciso arrependimento para Deus agir - Neemias 1.7 De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. 2 Crônicas 7.14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
O meu ministério passa por uma séria crise financeira, e você pode me ajudar a sair dessa crise enviando sua doação.

Orem pelo meu ministério.
Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário: