Seguidores

22 de out. de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS 2011 4º Trimestre

COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS

Lição 4 - 23 de Outubro de 2011
Texto Bíblico: Neemias 4.9 Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles
Leitura Bíblica em classe: Neemias 4.1-9

MEIOS NECESSÁRIOS PARA ENFRENTAR OPOSIÇÕES

1. BUSQUE ESTAR DEBAIXO DA PROTEÇÃO DE DEUS
* As oposições sempre surgirão para os que fazem a obra - Neemias 4.1 E SUCEDEU que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. Efésios 6.13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
* Em todo o tempo o inimigo sempre tentará nos desestimular - Neemias 4.2 E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? Josué 14.8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
* Uma das táticas que o inimigo usa é a de nos menosprezar - Neemias 4.3 E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. Atos 7.35 A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
2. NÃO SE INTIMIDE CONTRA AS AÇÕES DO INIMIGO
* Apele sempre para o Senhor e peça coragem e iluminação - Neemias 4.4 Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-los por presa, na terra do cativeiro. Hebreus 13.6 E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
* Apele sempre para a justiça divina pois do Senhor é a guerra - Neemias 4.5 E não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores. Salmos 27.3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria
* Apele sempre para uma postura de ânimo para concluir projetos - Neemias 4.6 Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. Deuteronômio 31.6
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
3. VIGIE E ESTEJA PREPARADO PARA AS BATALHAS
* Continue progredindo e não se intimide com as oposições - Neemias 4.7 E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, Salmos 37.12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.
* Não recue diante de conspirações e combata o bom combate - Neemias 4.8 E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Jó 5.12 Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito.
* Vá nessa tua força depositando toda tua confiança em Deus - Neemias 4.9 Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles. Salmos 28.7 O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.


Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: