Seguidores

16 de jul. de 2011

Lições Bíblicas - CPAD

A VIDA DO NOVO CONVERTIDO

Lição 3 - 17 de julho de 2011

Texto Bíblico: 2 Coríntios 5.17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Leitura Bíblica em Classe: 2 Coríntios 5.17; Tito 2.11-13; 3.3-8

CONDIÇÕES PARA O CONVERTIDO CONTINUAR CONVERTIDO

1. ESTAR EM CRISTO PARA TODO NOSSO SER SER TRANSFORMADO

* A salvação exige transfomação moral em nosso interior - Tito 2.11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, Romanos 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

* A salvação exige um processo constante de santificação - Tito 2.12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, Hebreus 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

* A salvação exige nutrir a esperança da vinda de Cristo - Tito 2.13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, I Tessalonicenses 3.13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

2. ESTAR EM CRISTO PARA QUE HAJA PROCESSO DE REGENERAÇÃO

* Todos os vícios devem ser totalmente descontinuados - Tito 3.3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Colossenses 3.1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

* O amor de Cristo nos constrange buscar o bem das almas - Tito 3.4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, 2 Coríntios 5.14 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

* Ninguém se salva sem o arrependimento e a fé em Cristo - Tito 3.5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, Romanos 11.6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

3. ESTAR EM CRISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA ESPIRITUALIDADE

* O derramar do Espírito executa em nós toda vontade divina - Tito 3.6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, Atos 2.17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

* O propósito divino é nos tornar herdeiros das suas promessas - Tito 3.7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Romanos 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

* A prática das boas obras nos ajuda no crescimento espiritual - Tito 3.8 Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens. Tito 3.14 E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.

 
O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pr Adilson Guilhermel

Nenhum comentário: