Seguidores

13 de ago de 2011

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO

Lição 7 - 14 de agosto de 2011

Texto Bíblico: João 13.14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Leitura Bíblica em Classe: João 13.12-17; Atos 2.42-47

É NO FIEL EXERCÍCIO DO SERVIÇO CRISTÃO QUE ESTÁ A SUA BELEZA

1. SUA BELEZA ESTÁ NA DEDICAÇÃO DE SERVIR UNS AOS OUTROS

* O serviço humilde é dever moral em favor do próximo - João 13.12 - Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Lucas 10.36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

* O serviço humilde é essência da grandeza verdadeira - João 13.13 - Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Lucas 22.26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

* O serviço humilde é demonstrar o amor ao próximo - João 13.14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Romanos 15.2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

2. SUA BELEZA ESTÁ NO SACRIFÍCIO PARA BENEFÍCIO DE OUTREM

* É preciso exibir um espírito humilde demonstrado por Cristo - João 13.15- Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Marcos 10.45Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

* A auto-exaltação é um pecado de efeito nocivo sobre a alma - João 13.16 - Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Mateus 23.12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

* O nosso bem estar vem em decorrência da retidão espiritual - João 13.17 Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Salmos 11.7 Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos

3. SUA BELEZA ESTÁ NAS QUATRO BASES QUE EDIFICAM A IGREJA

* A primeira base envolve compromisso doutrinário - Atos 2.42a... - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, I Timóteo 4.16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

* A segunda base envolve comunhão entre os irmãos - Atos 2.42b...e na comunhão, 2 Coríntios 13.11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

* A terceira base envolve observância do rito sagrado (ceia) – Atos 2.42c...e no partir do pão, I Coríntios 11.27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

* A quarta base envolve o apego devoto as orações - Atos 2.42d...e nas orações. Efésios 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

4. SUA BELEZA ESTÁ NOS SINAIS DISTINTIVOS DAS OBRAS DIVINAS

* No genuíno temor há manifestações de ocorrências milagrosas - João 2.43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Mateus 13.58 E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles

* Na genuína fé conjunta a igreja alcança a verdadeira comunhão - Atos 2.44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. I João 1.7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

* Na genuína benevolência tem generosidades espontâneas - Atos 2.45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. I João 3.17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?

* Na genuína unidade tem demonstrações de amor mútuo - Atos 2.46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Romanos 12.16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

* No genuíno servir tem os resultados de Cristo no controle - Atos 2.47- louvando a DEUS e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar. João 12.26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.


Obs: Na ministração dessa aula é mais apropriado o método de preleção interagindo com os alunos. Consulte cada versículo através de um bom comentário bíblico. Deus os abençoe.

O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

 

Pr Adilson Guilhermel

Divulgação:www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: