Seguidores

20 de ago de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS

IGREJA - AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE

Lição 8 - 21 de agosto de 2011


Adilson Guilherme


Texto Bíblico: Marcos 2.17 E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.

Leitura Bíblica em Classe: Marcos 2.13-17; Atos 2.37-41

MARCAS, EFEITOS E GANHOS DE UMA IGREJA GENUÍNA

1. AS MARCAS DA IGREJA QUE CUMPRE A SUA MISSÃO

* Se esmera no ensino da palavra de Deus - Marcos 2.13 E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. I Timóteo 4.16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

* Vai buscar os pecadores para o seu meio - Marcos 2.14 E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. Lucas 19.10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

* Distribui simpatia com todas as classes - Marcos 2.15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido. I Timóteo 6.18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

* Relaciona-se com todos sem fazer acepção - Marcos 2.16 E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? Romanos 2.11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

* Demonstra os seus propósitos de salvar almas - Marcos 2.17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Tiago 5.20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

2. OS EFEITOS DA IGREJA QUE CUMPRE A SUA MISSÃO

* Acontecem conversões válidas pela operação do Espírito - Atos 2.37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

* Muitas almas se arrependem pela operação do Espírito - Atos 2.38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Lucas 24.47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

* As promessas divinas expandem pela operação do Espírito - Atos 2.39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Joel 2.28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões

3. OS GANHOS DA IGREJA QUE CUMPRE A SUA MISSÃO

* Muitos são libertados do meio de uma geração pervertida - Atos 2.40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Filipenses 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

* Muitos são conduzidos a Cristo pela aceitação da palavra - Atos 2.41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 10.44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Divulgação: www.jorgenilson.com

Nenhum comentário: